Medicamentos

Metanfetamina pode curar gripe

Por Redação Doutíssima 24/09/2013

Não se assuste com o título deste artigo. A metanfetamina foi base de estudo de pesquisadores e a surpresa veio com a descoberta dos poderes terapêuticos da droga. É fato que seus malefícios são inúmeros: elas atacam as células cerebrais, servem de combustível para a cárie dentária, carregam o corpo com toxinas e enfraquecem o coração, os músculos e o sistema imunológico. Contudo, esta droga também pode ter propriedades de combate à gripe.

 

01110

 

 

A pesquisa

 

Um grupo de cientistas do National Health Research Institutes em Taiwan propôs-se a estudar como a metanfetamina interage com o vírus influenza A em células pulmonares. Pesquisas anteriores já haviam sugerido que o abuso crónico de “meth” torna os indivíduos mais suscetíveis a agentes patogênicos, como o HIV. A equipe queria investigar como a droga pode reduzir a resistência dos usuários ao vírus da gripe

 

Eles recolheram culturas de células epiteliais do pulmão humano, e as expuseram a diferentes concentrações de metanfetamina e, em seguida, infectaram um deles com a variante do vírus da gripe H1N1. De 30 a 48 horas após a infecção, as células tratadas com metanfetaminas tinha uma concentração muito mais baixa do vírus do que o grupo de controle, disseram os pesquisadores. “Relatamos a primeira prova de que a metanfetamina reduz significativamente, em vez de aumentar, a propagação do vírus e da suscetibilidade à infecção da gripe em humanos”, escreveram os pesquisadores, liderados por Yun-Hsiang Chen.

 

Nenhum médico recomendaria que você consumisse metanfetamina para combater a gripe, mas os pesquisadores dizem que o seu estudo poderia ajudar a encontrar outros compostos mais seguros que possuam o mesmo efeito. “Esta descoberta encoraja fortemente o trabalho futuro para investigar se outros compostos, estruturalmente similares à metanfetamina, podem inibir a produção de influenza A e ser usado para prevenir ou aliviar a gripe”, escreveram eles.

 

Fonte: Live Science