Guia dos Dentes

Os recordes da odontologia: recém-nascido com 12 dentes

Por Redação Doutíssima 04/10/2013

bebe-1

Estamos hoje iniciando mais uma série de publicações que falarão dos mais variados recordes que dizem respeito à odontologia. É impressionante a grande variedade que acontece nos pacientes espalhados pelos mais variados países do mundo. Vamos contar cada um desses recordes da odontologia sejam eles mundiais, nacionais ou regionais e mostrar para nossos leitores os maiores, os menores e os mais estranhos acontecimentos da odontologia.

bebe-3

Precisamos entender que o esmalte dental é a única parte do corpo humano que permanece basicamente inalterada ao longo da vida.

Temos como aceitável ou dentro da normalidade, tanto na literatura quanto na clínica, que os primeiros dentes de leite normalmente aparecem em crianças por volta dos 5 aos 8 meses.

Tem sido cada vez mais comum crianças que nascem já com seus dentinhos de leite e isso normalmente acontece com 1 ou 2 dentinhos mas o nosso grande recorde de hoje deu bastante trabalho para sua mamãe na hora de mamar.

bebe-2

O então bebê Sean Keaney (UK) de Newbury, Berkshire, nasceu em 10 de abril 1990, com 12 dentes de leite na boca.

Na época, os médicos preferiram pedir para um odontopediatra realizar a exodontia dos dentes para que o bebê pudesse se alimentar. Essas exodontias precoces fizeram com que os dentes permanentes viessem com 18 meses. Percebeu-se um nascimento dentário extremamente precoce e isso tem sido estudado pela odontologia.

É uma precocidade impressionante que precisa ser estudada e comparada com o crescimento de outras estruturas da criança para verificar se a precocidade é localizada ou se acontece em todo o corpo.

bebe-4

A partir dessa avaliação inicial, pode-se verificar o que está causando essa precocidade e poder racionalizar esse nascimento dentário precoce que é extremamente grave e pode gerar uma reação em cadeia que vai criar problemas em várias áreas e momentos do crescimento das crianças acometidas por esses problemas.

Esse é nosso primeiro papo sobre os recordes da odontologia, vamos trazer os mais variados. Alguns conversaremos de forma mais séria e preocupados e outros somente para rir do que fazemos com nosso corpo ou com o que papai do céu fez com ele.