Guia dos Dentes > Saúde

Por que a sensibilidade nos dentes aumenta no inverno e como combatê-la?

Por Debora Stevaux 28/07/2018

Não precisa ser muito atento aos sinais do próprio corpo para perceber que as baixas temperaturas influenciam diretamente em várias funções fisiológicas. O aumento da sensibilidade nos dentes é uma das mudanças acarretadas pelo inverno. Pessoas que já possuem esse problema e até mesmo aquelas que não têm costumam se queixar da sensação nada agradável, que pode representar um perigo para a saúde bucal

Quem sofre de sensibilidade nos dentes sabe o quanto a disfunção pode incomodar. Saiba como identificar e resolver o problema em dias mais frios. (Foto: iStock)

Isso acontece porque a queda drástica da temperatura do ambiente favorece o resfriamento do esmalte dos dentes e pode atingir as partes mais profundas como a dentina e a polpa, essa última, cheia de terminações nervosas. Quem sofre de hipersensibilidade tende a evitar alimentos muito doces, quentes ou gelados. A sensação é semelhante a um calafrio que se espalha pela boca.

https://fortissima.com.br/2016/06/27/dentes-separados-entenda-quando-eles-podem-ser-um-problema-14830820/

Para o dentista Mario Groisman, mestre em ciências dentais pela Universidade de Lund, na Suécia, o esmalte do dente é uma substância quase impermeável e possui a função de proteger o dente. “Portanto, a sensibilidade aguçada é uma consequência da erosão do esmalte ou da retração da gengiva, expondo, assim, as partes internas do dente”, explica.

O especialista ainda recomenda que o tratamento seja feito sempre seguindo as orientações de um profissional que precisa, antes de tudo, fazer um diagnóstico preciso do quadro. “Dependendo do nível de sensibilidade, o tratamento pode ser feito com uso de flúor em gel, enxaguante bucal, laserterapia ou cremes dentais com baixa abrasividade, que são fabricados com formulações especiais para dentes sensíveis”, conta.

https://fortissima.com.br/2016/06/27/dentes-separados-entenda-quando-eles-podem-ser-um-problema-14830820/

Mario também esclarece que algumas medidas simples podem reverter ou amenizar o quadro que, mesmo não sendo grave, precisa ser tratado com atenção. “Cremes e enxaguantes com flúor ajudam a fortalecer o esmalte dos dentes. Em épocas de crise, vale a pena investir no flúor em gel, mas é preciso consultar o seu dentista primeiro. Evite vinagre para temperar a salada, sucos e frutas ácidas, como laranja, limão e abacaxi. A acidez pode agravar ainda mais o problema”, pontua.

Prevenir é sempre melhor que remediar

Por ser um problema que envolve vários fatores, é importante que os pacientes sempre procurem um dentista antes de comprar uma determinada pasta ou enxaguante bucal, principalmente quando o esmalte é prejudicado na região da gengiva.

A gengiva, por sua vez, é um tecido altamente vascularizado que reveste o osso maxilar e sustenta todos os dentes. Ela funciona como um termômetro da boca, indicando se há algum tipo de problema e pode inchar ou sangrar se esse for o caso.

Então, é totalmente contraindicado que as pessoas esperem até que a situação se torne insuportável para procurar tratamento. Afinal, a sensibilidade pode progredir para uma inflamação grave e, em casos mais drásticos, ser necessário fazer um tratamento de canal, que consiste na retirada do nervo e morte do dente.

https://fortissima.com.br/2015/10/03/confira-10-inimigos-dos-dentes-que-devem-ser-evitados-14708278/