Guia dos Dentes

10 informações para você escolher a clínica odontológica

Por Redação Doutíssima 22/10/2014

Quando nos deparamos com um problema dentário, logo pensamos em buscar ajuda profissional. Os cuidados com a saúde bucal são de extrema importância para uma vida saudável. A boa saúde do corpo começa na boca e isso já é consenso entre todos os especialistas em saúde.

 

Clínica odontológica cuida da saúde bucal

 

No entanto, sempre que se pensa em realizar um tratamento odontológico, algumas dúvidas vêm à nossa mente. A principal delas e mais importante é se o profissional ou a clínica odontológica escolhida corresponderão às expectativas do tratamento.

clínica-odontológica

Consultório odontológico deve ter ambiente limpo e equipamentos modernos. Foto: iStock, Getty Images

Como escolher uma clínica odontológica em 10 passos

 

Escolher uma boa clínica odontológica com instalações e equipamentos adequados pode não ser uma tarefa muito fácil. É preciso estudar, se informar e levar em consideração algumas variáveis. Para ajudá-los nesta tarefa, selecionamos 10 informações para orientá-lo quando você procurar um profissional para cuidar seu sorriso.

 

1. Higiene

 

Ao visitar a clínica odontológica pela primeira vez, procure observar com atenção a higiene do local. É fundamental que o ambiente da clínica seja completamente limpo desde a sala de recepção até o interior do consultório. Fique atento aos aspectos relacionados à esterilização do material e ao uso de gorro, luvas, máscara e agulhas descartáveis.

 

2. Aspectos de espaço físico

 

As instalações do consultório precisam ser adequadas, dispondo de medidas suficientes para que os profissionais consigam realizar o seu trabalho de maneira confortável, o que acaba refletindo na qualidade do atendimento. Os equipamentos precisam ser modernos e estar em perfeitas condições de uso.

 

3. Legalidade

 

Procure se informar sobre a legalidade do consultório odontológico. Verifique se o local possui alvará sanitário, se há um responsável técnico, entre outras questões legais de funcionamentos.

 

4. Profissionais

 

Certifique-se de ser atendido por profissionais devidamente qualificados e registrados em seu respectivo conselho de classe e com a especialização adequada às necessidades do tratamento que você vai buscar em uma clínica odontológica.

 

5. Propaganda

 

Não se deixe levar por propagandas enganosas, afinal publicidade não significa competência. Leve em consideração o currículo do profissional e os resultados do seu trabalho. Um bom dentista deve estar bem atualizado e frequentar congressos para se especializar cada vez mais.

 

6. Custo

 

Não escolha uma clínica odontológica priorizando apenas o lado financeiro. Quando o preço for muito alto, peça descontos e, se for muito baixo, desconfie.

 

7. Foco na saúde

 

Na primeira consulta, analise se houve a verdadeira preocupação do profissional quanto ao seu problema odontológico, ou se simplesmente ele se restringiu a fazer o orçamento do tratamento dentário.

 

8. Informações

 

Durante a primeira visita à clínica odontológica, não se acanhe em pedir todas as explicações sobre o tratamento que vai ser realizado em sua boca, pois é neste momento que será possível sentir se o profissional é competente ou não.

 

9. Trato

 

Repare na maneira como o dentista trata seus pacientes, os funcionários da clínica e, também, na atenção que ele dispensa aos seus questionamentos. Se ele for gentil com todos, é sinal de que ele o atenderá da mesma forma.

 

10. Pesquisa

 

Não se restrinja a visitar apenas uma clínica odontológica. Para que sua escolha seja definitiva e segura, consulte diferentes profissionais e clínicas para avaliar todos os pontos aqui ressaltados e também para se obter diferenciados orçamentos.