Estética

Conheça as técnicas de tratamento para a papada no pescoço

Por Redação Doutíssima 04/11/2013

A papada no pescoço, popularmente conhecida como “queixo duplo”, é causada pelo acúmulo de gordura na região abaixo do queixo. Ela pode ter origem no sobrepeso, na obesidade ou até mesmo surgir em decorrência de fatores genéticos, considerando que há casos nos quais a adiposidade está presente somente nesse local e não em outras áreas do corpo.

 

Para grande parte das pessoas que possuem a característica da papada, ela representa um incômodo estético. O cirurgião plástico Vicente Scopel, da Clínica Scopel, aponta que em alguns casos é possível prevenir o problema.

papada

Dieta, atividade física e lipoaspiração facial local são formas de combater o queixo duplo. Foto: iStock

“A melhor forma de prevenção é manter uma dieta adequada e praticar exercícios físicos. Mas quando o acúmulo de gordura é isolado no pescoço, não há como impedir seu surgimento”, enfatiza ele.

Papada: como tratar?

Para se livrar de vez do problema, as alternativas cirúrgicas são as mais eficazes. Caso a pessoa com sobrepeso ou obesidade não tenha conseguido atenuar o problema através de exercícios físicos e dieta, a melhor opção é a lipoaspiração local.

De acordo com Scopel, os tratamentos não invasivos, com cremes e massagens, têm resultados pobres, pouco eficazes e não duradouros. Por isso, a opção cirúrgica é mais definitiva. “Pode ser feita uma lipoaspiração para remover a gordura localizada e/ou uma cirurgia de remoção do excesso de pele no local, se houver”, destaca ele.

O cirurgião plástico enfatiza, ainda, que antes de se submeter a qualquer procedimento, o paciente deve procurar um profissional membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para fazer sua avaliação. “Ele estará capacitado a examinar, explicar cada caso em particular e definir o plano cirúrgico”, pontua.

Uma observação minuciosa de cada paciente é imprescindível, também, porque em alguns casos a papada pode ser originada por uma falta de projeção do queixo. Nesse caso, segundo Scopel, um simples procedimento associado ao implante de queixo pode reduzir o problema e melhorar muito o perfil do paciente.

Cuidados após a cirurgia

O paciente que se submeter a uma cirurgia estética para a retirada da papada no pescoço deverá manter alguns cuidados no pós-operatório. “Após a cirurgia, existe um período de recuperação, com inchaço local e aumento de volume”, lembra.

Para aliviar a sensação de inchaço, segundo ele, é possível usar ataduras ou malhas compressivas. O médico pode prescrever, também, analgésicos e antibióticos. Não haverá necessidade de repouso absoluto ou de um longo período de afastamento do paciente em relação às atividades cotidianas.

Apesar do tratamento cirúrgico ser normalmente definitivo, isso não significa que cuidados redobrados estarão dispensados – especialmente em casos de sobrepeso ou obesidade. “Vale lembrar que se o paciente permanecer ganhando peso, nada impede que a gordura volte a se acumular na região do pescoço”, adverte o médico.

Por isso, antes e depois do procedimento, a recomendação médica é manter hábitos de vida sadios: uma nutrição adequada ajuda a melhorar a qualidade da pele e a prática de atividades físicas desenvolve a musculatura e previne a flacidez. Essa é a solução mais duradoura e definitiva.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!