Clínica Geral

Dor de cabeça: 4 casos que pedem atenção!

Por Redação Doutíssima 04/12/2013

Que atire a primeira aspirina quem nunca teve uma dor de cabeça! Quando elas são ocasionais, remédios como paracetamol podem ser o suficiente. Mas quando as dores são brutais, ou então, quando elas são crônicas, o que fazer? De fato, poucos são aqueles e aquelas que nunca tiveram dores de cabeça, pois o fenômeno é muito banal. Desde que ele continue sendo ocasional e suportável, não há necessidade de consultar um médico, porém, nos quatro casos seguintes, é necessário se consultar para estabelecer um diagnóstico preciso das causas das dores e escolher o tratamento mais adaptado. Confira agora 4 casos que pedem uma atenção um pouco maior!

combater-dor-cabeca-exercicio-fisico4

1) As dores de cabeça súbidas e violentas, como um trovão

Quando a dor de cabeça começa subitamente, sem dó nem piedade como um trovão e quando o nível de dor é insuportável, aconselha-se que procure um médico imediatamente. Não hesite em chamar uma ambulância.

Este tipo de dor evoca uma homorragia subaracnóide ou uma ruptura de um aneurisma vascular cerebral que deve ser tratado o mais rápido possível em um hospital.

Exames deverão ser feitos rapidamente para ter um diagnóstico preciso e aplicar o tratamento mais adaptado à situação.

 

2) As dores de cabeça que doem cada vez mais

Elas também constituem uma forma de emergência neurológica.

As dores são relativamente recentes e pioram com o passar do tempo. O temor de que um processo está se desenvolvendo na cabeça requer hospitalização imediatamente.

Os diagnósticos podem constatar uma infecção (meningite, encefalite, abcesso), uma inflamação (flebite, doença de Horton) ou um tipo de tumor.

 

3) As dores de cabeça permanentes que incomodam “o tempo todo”

Se os dois primeiros casos são raros e representam felizmente menos de 10% dos casos, esta terceira possibilidade é muito frequente (praticamente 80% dos casos). O diagnóstico é muito simples, pois os sintomas são bem diferentes dos outros anteriormente descritos. Se trata de uma dor constante, que incomoda a vida de quem sofre desse mal.

Em alguns casos, um traumatismo craniano é encontrado e fala-se então de “síndrome da cefaléia pós-traumatismo craniano”.

 

4) As dores de cabeça que evoluem em crises

Neste caso é imperativo consultar o seu médico, pois o diagnóstico mais provável será de uma crise de enxaqueca, que pode durar até 48 horas. Fatores que podem desencadear são ansiedade, emoções, excesso de trabalho, frustrações e até mesmo alegrias. Fatores alimentares também podem estar ligados com as dores de cabeça, como o chocolate, o álcool, os produtos derivados do leite e alguns produtos exóticos.

Três outros diagnósticos podem ser encontrados, se no seu caso não se trata de uma enxaqueca típica:

  • As sinusites crônicas;
  • Os distúrbios oculares;
  • Outros diagnósticos, embora raros, podem ser evocados (cefaléia, neuralgia do trigêmeo), mas os sintomas são característicos.

 

É preciso lembrar que no caso dessas dores crônicas cotidianas, todo exame complementar é inútil, pois eles não encontrarão a razão das suas dores. No entanto, é necessário encontrar toda e qualquer solução que possa aliviar a dor. E não fique sofrendo à toa! Atualmente existem tratamentos muito eficazes para dor de cabeça.