Clínica Geral

Planta pode colaborar com o tratamento da malária

Por Redação Doutíssima 28/01/2015

A malária é uma doenças que pode ser transmitida pelo mosquito Anopheles, de mãe para filho (forma congênita), transfusão de sangue contaminado e seringas infectadas. O tratamento da malária varia de acordo com o tipo de parasita que infecta a pessoa.  Essa doença é tipica das regiões de clima subtropical e tropical.

 

tratamento da malaria

Novo tratamento a base de losna se mostra mais eficaz no tratamento da doença. Foto: iStock, Getty Images

 

No Brasil, 98% dos casos são registrados na região amazônica. Há muitos tipos de parasitas da malária, mas os mais importantes são estes quatro: Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum, Plasmodium malariae e Plasmodium ovale. O parasita mais perigoso para o homem é o Plasmodium falciparum.

Novo tratamento da malária

 

Segundo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) 3,2 bilhões de pessoas correm o risco de contrair malária. E, devido a capacidade do parasita de resistir a diversos tipos de medicamentos, um grupo de cientistas da Universidade de Massachusetts Amherst descobriu um novo tratamento da malária, com base na utilização direta da planta losna.

A losna já é utilizada para o tratamento, pois é dela que é extraído o principal ingrediente para o medicamento contra a doença.

Esse tratamento da malária se mostrou mais eficaz que o medicamento a base de artemisina, que hoje, é a forma mais comum de tratar a enfermidade. O grupo de cientistas utilizou uma série de experimentos que compara o tratamento da malária feito com medicamentos e pela planta.

Essa descoberta, pode no futuro, baratear o custo do tratamento. Isso porque não é baseado em fármacos, e sim em uma planta.

Tratamento da malária começa nos sintomas

 

Os principais sintomas que o indivíduo infectado pela malária apresenta são febre alta, calafrios intensos, dor de cabeça e no corpo, falta de apetite, pele amarelada e cansaço. Fique atento, pois dependendo do tipo de malária contraída, os sintomas podem se repetir a cada dois ou três dias.

O período de incubação da doença varia de sete a 28 dias, dependendo do tipo de parasita que causou a contaminação. O diagnóstico é feito a partir de um exame de sangue.

Não existe vacina para malária, mas o Ministério de Saúde disponibiliza um tratamento via oral que não deve ser interrompido para evitar possíveis recaídas. O medicamento que é utilizado para o tratamento da malária, vivax, não causa efeitos colaterais. Infelizmente, esse medicamento não tem o mesmo efeito sobre o parasita plasmodium falciparum.

Orientações importantes

 

O mosquito pica ao entardecer e à noite.  Por isso, é recomendado o uso de repelente em todo o corpo é importante. Reaplicar várias vezes ao longo do dia é fundamental, se estiver em zonas endêmicas.

Se for viajar para alguma região que tem muita incidência de pessoas infectadas com malária, procure o sistema de saúde. É essencial que tome remédio antes, durante e depois da viagem.

No surgimento de sintomas da malária, não se automedique. Não faça ações preventivas por conta própria. Procure uma unidade de saúde e relate o seus sintomas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!