Endividamento já é um motivo de crise pessoal. Quando a situação econômica fica complicada no País inteiro, os endividados têm uma preocupação ainda maior. Conhecer o que leva a gastar mais do que se tem e evitar esses hábitos ajuda a garantir um futuro financeiro mais seguro para toda a família.
Consumismo traz dívidas
Segundo a psicóloga Caroline Bohn, desde a década de 1970 o fenômeno do consumo já é uma questão social. As mercadorias não são adquiridas somente pela necessidade ou pelo desejo de tê-las, mas também pelo valor de identidade, pertencimento e reconhecimento social que contém.
“Assim, o consumo está intimamente ligado com relações sociais, é uma questão de status de inclusão”, comenta a psicóloga. O resultado é que para sentirem-se incluídas na sociedade ou em determinados grupos, as pessoas gastam o que não têm e acabam entrando para a estatística do endividamento.
8 razões que levam ao endividamento
Separamos para você razões que contribuem para o endividamento. Preste atenção e fuja delas:
1. Abuso do crédito
Uma medida que deveria ser apenas para emergências ou produtos de alto valor, o cartão de crédito é usado livremente. Além de estar lidando com um montante que ainda não possui, a pessoa que usa muito o cartão de crédito não vê o dinheiro saindo e perde a noção dos seus gastos.
2. Influência da mídia
A psicóloga comenta que a publicidade vende produtos aliando-os aos conceitos de felicidade e satisfação, uma técnica convincente para que os produtos saiam rapidinho das prateleiras.
3. Não conhecer seus gastos fixos
Algumas contas são mensais e de primeira necessidade: água, luz, telefone, internet, transporte e supermercado. Não saber o quanto esses gastos representam na sua renda é ficar um passo mais perto do endividamento.
4. Oferta
A sociedade permeada pelo consumo tem uma enorme oferta de produtos para diversos fins. E a mídia pode convencer de que você precisa daquele determinado objeto.
5. Não avaliar a real necessidade dos gastos
Aquele objeto, roupa ou calçado que você quer comprar é realmente necessário ou será apenas mais uma válvula de escape do seu dinheiro? Antes de fazer qualquer gasto, é interessante questionar-se se vale a pena.
6. Falta de noção da realidade
Você certamente conhece alguém que consome quantidades ou produtos fora da realidade financeira dela. Esse é um enorme reflexo da ligação direta que se pode fazer entre o ter e o ser.
7. Falta de planejamento
Associada ao uso do cartão de crédito, não se programar para o futuro leva ao endividamento. Não ter reservas, não prever certos gastos altos e, mais, não gastar de acordo com a situação financeira atual são hábito extremamente prejudiciais.
8. Contrair novas dívidas sem quitar antigas
De todos os hábitos, talvez esse seja o mais prejudicial para o aumento do endividamento.
Reflita se algum dos itens faz parte do seu comportamento e procure combatê-los antes que a situação fique (mais) crítica. Valorize o seu trabalho e o seu salário, não troque sua tranquilidade financeira por objetos que você não precisa.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!