Nutrição

5 Maneiras de consumir 5 porções de frutas e hortaliças por dia

Por Redação Doutíssima 09/12/2013

comprar_hortalica1_293111151240430

É fácil consumir cinco porções de frutas e hortaliças por dia se você criar o hábito de ingerir esses alimentos. Aqui vão nossas dicas para ajudá-la a ater-se a esse princípio importante.

0011

#1 Coma uma fruta no café da manhã

Pique uma fruta fresca para adicionar ao seu iogurte ou cereal, esprema frutas frescas para fazer suco, prepare uma vitamina ou simplesmente coma uma maçã. As frutas são um acompanhamento delicioso e refrescante em qualquer desjejum, tornando-o prazeroso para toda a família.

Comendo-salada

#2 Coma salada todo dia

As saladas são nutritivas e realmente alimentam, graças ao seu teor de fibras, portanto podem ajudar no controle de peso. Comer folhas verdes no fim da refeição também ajuda a digestão. Você pode misturar diferentes variedades de folhas verdes para deixar a salada apetitosa: rúcula com coração de alface romana crocante, por exemplo. Use a criatividade no verão também, acrescentando frutas e hortaliças exóticas a seu gosto.

IMG_0767

#3 Tome sopa no almoço

Tomar sopa como primeiro prato ou prato principal é uma maneira fácil de ingerir hortaliças. Você pode pensar que sopa só se toma à noite no inverno, mas não precisa preparar as tradicionais sopas substanciosas. Existem inúmeras receitas modernas que você pode preparar em casa, levar para o escritório ou degustar em restaurantes. Experimente diferentes sabores, hortaliças da estação e sopas frias, como o gaspacho, no verão.

#4 Coma fruta na hora do lanche

Uma fruta saborosa no lanche da tarde é um grande energético. Frutas são muito mais saudáveis do que biscoitos ou chocolates quando você precisa comer alguma coisa para restaurar as energias. Se tiver filhos, acostume-os a comer frutas no lanche da tarde.

#5 Coma fruta de sobremesa

Encerre o seu jantar com frutas. A sobremesa mais nutritiva é a fruta fresca ou cozida: uma fragrante maçã assada no forno ou uma suculenta compota para dar ao seu paladar uma refrescante sensação de doçura. Experimente com diversos sabores e texturas, como iogurte natural com purê de frutas frescas ou frutas frescas picadas, salpicadas com iogurte e mel. Para ocasiões especiais, por que não preparar sobremesas simples e irresistíveis com frutas? Corte alguns quadrados de massa filo, cubra-os com frutas e coloque por cima um quadrado de chocolate amargo. Junte as partes formando um pacote e asse no forno durante 15 minutos.

Por fim, por que não tentar anotar todas as frutas e hortaliças que você come diariamente? Isso a ajudará a atingir suas metas de vitaminas. Você logo sentirá a diferença.

 

Ainda não leu?

7 maneiras de transformar sua alimentação

Leites em pó para bebés podem ter bactérias

Reduza o estresse no trânsito com sete dicas

8 Dicas para uma vida saudável com uma dieta melhor

8 Alimentos que não podem faltar no prato das criança

5 Verdades sobre a dieta

6 Conselhos para perder peso em casa