Filhos

Aprenda a incentivar seu filho a falar a verdade

Por Redação Doutíssima 12/12/2013

mentira3

Com certeza você já ouviu aquela frase que diz que “é de pequenino que se torce o pepino”. E é a mais pura verdade, pois é de pequenino, não que se torce, mas que se endireita e coloca o menino no caminho do bem. Ensinar os filhos a serem verdadeiros começa pelo próprio comportamento, com o exemplo dos pais, pois os filhos usam os pais como espelho. Aprenda agora a incentivar seu filho a falar a verdade!

A psicóloga sistêmica familiar Tatiana Centurion afirma que “criança não faz essa distinção entre a mentira “branca” e qualquer outra”, portanto, para eles, não existe pequenas ou grandes mentiras e ensinar a importância da verdade desde pequeno é fundamental para a formação do caráter do seu filho.

Optar sempre pela sinceridade é a primeira regra para dar  exemplo e ensinar aos filhos que não se deve mentir. Mas no dia-a-dia é muito difícil manter a palavra. E o que fazer no caso daquelas mentiras “necessárias”, como dizer ao pedinte “não tenho dinheiro”, por exemplo, quando a criança sabe que você tem? “Nesse caso é preciso explicar que não tem dinheiro para doar, pois ele será usado para outra coisa”, recomenda Tatiana.

Uma boa dica aos pais para incentivar o filho a dizer sempre a verdade é a recompensa. Ou seja, sempre que seu filho fizer algo que mereça uma sanção, ela deve ser menor caso ele conte a verdade. A psicóloga cita o exemplo de uma nota baixa. “Se a criança contar, fica uma semana com 20 minutos a menos de televisão por dia, para repor o conteúdo. Caso minta ou omita, fica a semana inteira sem assistir tevê.”

Existem casos em que a sanção nem é necessária, como quando a criança perde alguma coisa, por exemplo. “Só o fato de ter perdido é uma aprendizagem.” O ideal nesse tipo de situação, é orientar seus filhos a prestarem mais atenção e terem mais cuidado com os próprios pertences.

mentira 2

Se você está desconfiado que seu filho te pregou uma peça, a dica para descobrir a mentira é perguntar mais de uma vez, pois as crianças se contradizem. E, caso já tenha havido outros episódios de mentira, não se sinta culpado por desconfiar, não há problema em se certificar da história com outras pessoas sobre a veracidade do assunto.

Porém, no mundo das crianças, nem tudo é mentira. A imaginação delas é, sem dúvida, muito fértil e rica em fantasia. Por isso nem tudo o que elas inventam é mentira. “Entre os 4 e 5 anos, muito do que as crianças inventam faz parte da realização de desejos, como dizer que os pais moram juntos quando são separados ou que já foram para a Disney”, diz a psicóloga Tatiana Centurion.

Para evitar que as pequenas mentiras tornem-se grandes falhas de caráter na vida adulta, as crianças devem ser orientadas. Deixe claro que “isso faz parte da sua imaginação, você gostaria que acontecesse, mas sonhou de olhinhos abertos”. Não use a palavra “mentira”, nem repreenda.