Filhos

Brincadeiras de rua são importantes no desenvolvimento da criança. Conheça opções

Por Redação Doutíssima 18/07/2014

A cada dia, mais crianças estão se desacostumando com brincadeiras de rua para gastar o tempo em casa e em frente a opções eletrônicas. No entanto, os pais devem ficar atentos ao fato de que brincadeiras de rua não são alternativas apenas para tirar seu filho da frente da TV, mas servem também como estimulantes da criatividade da criança, bem como o seu poder de sociabilidade e capacidade de trabalhar em grupo.

Brincadeiras de rua do passado para o presente

Relembre brincadeiras de rua frequentes anos atrás e estimule seu filhos a dividir o tempo em casa e o tempo na rua – levando em conta que os jogos individuais também possuem características de desenvolvimento importantes.

brincadeiras-de-rua

Brincadeiras de rua servem também como estimulantes da criatividade da criança. Foto: Shutterstock

Confira opções de brincadeiras de rua

Para mostrar o quanto é benéfico e divertido explorar o ar livre, separamos algumas brincadeiras de rua para você ensinar aos seus filhos e também os benefícios que elas trazem Confira:

1. Brincadeiras de rua: elástico

Ótima brincadeira para exercitar a coordenação motora da criança, consiste em recitar versos rimados ao mesmo tempo em que pulam o elástico enquanto outras duas crianças seguram o elástico.

2. Brincadeiras de rua: cabra cega

Uma das brincadeiras de rua que estimula a audição e a atenção das crianças, além da sociabilização uma vez em que são necessários pelo menos três participantes. A brincadeira consiste em vendar um dos participantes e coloca-lo a procurar os demais que devem fugir dele.

O único recurso para localizar os amigos a por meio da atenção aos barulhos feitos por eles. É permitido que a cabra faça perguntas para tentar localizar os jogadores. O capturado é a próxima cabra cega.

3. Brincadeiras de rua: amarelinha

Uma competição que estimula a coordenação e sociabilidade da criança. Primeiramente, é desenhado no chão um diagrama em que o número 1 está sozinho, 2-3 lado a lado, 4 sozinho, 5-6 lado a lado, 7 sozinho, 8-9 lado a lado, 10 sozinho e chamado de céu.

Nos blocos em que os números estão sozinhos, é preciso ficar em um pé só, enquanto os dos pés podem ser utilizados nos espaços de dois números. Uma pedra indica até onde o jogador pode ir e a brincadeira prossegue até que alguma das crianças erre e passe a vez. Ganha quem chegar primeiro ao céu.

4. Brincadeiras de rua: passa anel

Esta é uma das brincadeiras de rua desenvolvidas para instigar a atenção da criança. Consiste em escolher um passador de anel. Ele colocará o anel entre as mãos e passará entre cada um dos participantes que devem estar com as mãos fechadas. O anel deve ser passado para alguém de forma mais discreta possível – o que exige atenção dos participantes.

Após ter passado por todos os participantes, ele pergunta para alguém com que está o anel. E assim ele segue, perguntando até alguém adivinhar com quem está o anel.

Todos os participantes que errarem sua resposta devem pagar uma prenda, que vai ser escolhida por todos os participantes em conjunto – o que estimula o trabalho em grupo. O jogador que acertar com quem está o anel, será o próximo passador.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!