Nutrição

Quanto tempo a cafeína do café permanece no seu sistema?

Por Redação Doutíssima 16/12/2013

cafeina

O café é tão popular que fica apenas atrás do petróleo como fonte de divisas, de acordo com o Coffee Science Information Centre. O café é consumido em abundância e valorizado por muitas pessoas. Além de saborear o sabor intenso e rico do café feito na hora, muitas pessoas o consomem pelo seu teor de cafeína. Uma xícara de café quente pela manhã para despertá-lo e uma xícara de café no período da tarde para manter o seu pique, são muitas vezes a função da bebida — que fornece a cafeína de forma confiável durante todo o dia.

 

HISTÓRIA

O café existe há milhares de anos, mas pode ter sido usado originalmente como um alimento, ao contrário da bebida popular de hoje. Os grãos de café podem ter se originado de Kaffa, atualmente conhecida como Etiópia, de acordo com o Coffee Science Information Centre. O ato de beber café começou em Meca, mas tornou-se popular em todo o mundo árabe pouco tempo depois. Cafeterias foram abertas em Meca, e em seguida em colônias holandesas e, por fim, em Veneza. Esses eram os pontos de encontro preferidos para os assuntos sociais ou de negócios. Mais recentemente, o café foi apontado como uma bebida potencialmente saudável.

 

IDENTIFICAÇÃO

O pé de café, nativo da África, geralmente tem dois grãos em cada fruto. O fruto do pé de café parece com uma cereja vermelha. As duas espécies que são cultivadas são: robustas e arábicas. As arábicas requerem pouca água, crescem em altitudes elevadas e têm menos cafeína do que as robustas. Quando o pé de café tem três a cinco anos de idade, começa a produzir frutos, que são então colhidos. A camada exterior do grão é removida para revelar um grão de café verde seco. Os grãos são então processados para serem exportados para todo o mundo.

 

Cafeina2 (1)

 

CAFEÍNA

A cafeína é a substância ativa mais amplamente consumida para estimular o sistema nervoso central, de acordo com o Coffee Science Information Centre. Ela pertence à família alcaloide e pode ser encontrada em mais de 60 espécies de plantas–sendo os grãos de cacau, chá e café os mais populares. A cafeína pode ter um efeito positivo ou negativo sobre o humor, desempenho mental e sono. Ela não se acumula, mas é distribuída por todo o corpo logo após ser ingerida, de acordo com a International Coffee Organization.

 

FUNÇÃO

A cafeína é totalmente absorvida pelo sistema digestivo em aproximadamente 45 minutos, segundo o site Coffee Science Information. Tipicamente, o pico de concentração ocorre de 15 a 120 minutos após a cafeína ser consumida. A cafeína permanece nos corpos dos homens por cinco a nove horas, mas o tempo é reduzido em 30 a 50 por cento em fumantes. O tempo de permanência da cafeína em mulheres que utilizam contraceptivos orais é de aproximadamente 12 a 15 horas, e pode chegar até 15 horas em mulheres grávidas, de acordo com o Coffee Science Information Centre e International Coffee Organization.

 

CONSIDERAÇÕES

A cafeína no café podem causar efeitos colaterais indesejáveis. O excesso de cafeína pode causar insônia, nervosismo, agitação, irritabilidade, náuseas, batimentos cardíacos irregulares, tremores musculares, dores de cabeça ou ansiedade, de acordo com a Clínica Mayo. Os efeitos da cafeína são diferentes para cada pessoa, assim como é a quantidade de cafeína que pode causar estes problemas.