Dieta > Nutrição

Emagrecer devagar pode ser mais indicado para a saúde. Entenda

Por Redação Doutíssima 17/08/2014

A maneira mais saudável de perder peso é manter um cardápio balanceado e praticar exercícios físicos. Por isso, nosso corpo nem sempre consegue responder da maneira que queremos às dietas radicais e que restringem alimentos. O nosso corpo gosta de mudanças lentas em termos de alimentação e exercício. Por isso, emagrecer devagar é o mais indicado.

Por que emagrecer devagar

Alguém que é sedentário há muitos anos não conseguirá correr vários quilômetros sem uma resposta negativa do corpo. O mesmo vale para pessoas que de uma hora para outra consomem menos da metade das calorias diárias a que estão acostumadas. Estas dietas restritivas ou dos tipos de alimentos ‘permitidos’ podem levar você a ter deficiência de muitos nutrientes e vitaminas que seu corpo precisa.

emagrecer-devagar

Emagrecer de forma lenta e saudável oferece série de vantagens ao organismo. Foto: Shutterstock

Então, para perder peso, o que você deve fazer? Emagrecer devagar. Isso inclui uma rotina de exercícios de acordo com o seu condicionamento físico e um cardápio rico em frutas, legumes, vegetais e grãos integrais. Veja alguns motivos pelos quais emagrecer devagar pode ser decisivo para uma perda de peso definitiva.

Vantagens de emagrecer devagar

– Mantém o peso eliminado na dieta

Não é difícil perder peso, mas manter o peso perdido pode ser uma tarefa assustadora. Se você perde peso rápido, é muito provável que você ganhe de volta o peso que perdeu. Uma perda de peso rápida fará com que seu metabolismo desacelere depois de algum tempo, o que resulta em um emagrecimento mais lento. Por outro lado, um programa de perda de peso a longo prazo pode garantir que o seu metabolismo mantenha-se eficiente: você vai perder peso e manter o peso perdido.

– Deixa o seu organismo saudável

Emagrecer devagar garante que você não vai ter problemas de saúde associados com a perda de peso. Quando existe uma rápida e extrema perda de peso, isso pode resultar em problemas de saúde, tais como deficiência de nutrientes, desidratação e até mesmo um ataque cardíaco. Porém, em uma perda de peso buscando não seguir uma dieta e, sim, uma alimentação mais natural e saudável, é fácil para você e seu corpo lidarem com as mudanças na dieta e estilo de vida.

– Evita a perda de massa muscular

Se você mantém uma dieta rigorosa para perder peso mais rápido, seu corpo vai receber quantidades insuficientes de calorias. Quando seu corpo não tem calorias suficientes, ele tentará conseguir energia a partir de outras fontes, como as células musculares. Como consequência, você não irá perder gordura corporal, mas massa muscular. Se você escolher a perda de peso a um ritmo mais lento, vai emagrecer, eliminar mais gordura e manter a sua massa magra.

– Impede a flacidez

Perder peso muito rápido pode levar à flacidez da pele. Embora a pele seja um órgão elástico, ela precisa de tempo para se adaptar à perda de massa corporal. Quando você perde muito peso em um curto período de tempo, pode sentir a pele mais flácida em seus braços, estômago ou outras partes do corpo. Mas se você emagrecer devagar, isso dará tempo suficiente para a sua pele se contrair e se adaptar ao seu novo corpo.

– Reduz a fadiga

A maioria das pessoas que busca uma rápida perda de peso mantém dietas pobres em calorias e carboidratos, mas são estas substâncias que fornecem a energia necessária para você levar um estilo de vida ativo. Assim, você pode se sentir cansado ao longo do dia. Ao emagrecer devagar e com um cardápio balanceado, você não só será capaz de realizar suas tarefas diárias com mais vigor como também terá mais energia para fazer uma atividade física, que é fundamental para emagrecer.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!