Estética

10 Perguntas e respostas sobre o piercing

Por Redação Doutíssima 17/12/2013

piercing2Seus olhos estão fechados, as mãos suando e você só consegue pensar na dor que está por vir. Uma picadinha e pronto: uma nova decoração no corpo.

O que talvez você não saiba é que essa moda não nasceu ontem. Os esquimós do Alasca viam o piercing no lábio ou na língua como um momento de transição para o mundo adulto. O piercing no nariz veio da Índia, e só os mais ricos poderiam fazê-lo. Já na época dos faraós egípcios, apenas membros da família real poderiam furar o umbigo. Os antigos maias furavam lábios, nariz e orelhas. Isso nasceu muito antes até do preconceito e do tabu que assombram os portadores de piercings atualmente.

Baseados na antiguidade ou não, os famosos, roqueiros ou não, trouxeram de volta a moda e a lista de celebridades perfuradas por piercings é interminável.

Mas antes de tomar a decisão de fazer um piercing, é importante esclarecer as dúvidas e ter certeza de que tomou a decisão certa! Profissionais da body art e dermatologistas responderam às perguntas mais comuns sobre os piercings para ajudar você na hora de tomar a decisão. Confira!

 

piercing1) Quais cuidados devo ter depois de fazer o piercing?

O piercing recém-feito demanda cuidados especiais, mas não é nada de muito complicado. Basta lavar a região com água morna e sabonete neutro pelo menos duas vezes ao dia e evitar de mexer no local, principalmente com as mãos sujas.

 

2) E os cuidados a longo prazo?

Não tirar a joia e sempre manter a região limpa. Quando tiver cicatrizado completamente, recomenda-se que você tire o piercing para poder limpar completamente. Evite muitas trocas, joias pesadas e mexer demais no local.

 

3) O que fazer para não formar queloide?

Não há nada que se possa fazer se o seu corpo tiver predisposição para formar queloide. Nesse caso, pense duas vezes antes de tomar uma decisão. Se você quiser fazer de qualquer jeito, opte por materiais mais leves, como o titânio ou o bioplástico.

 

4) Devo mudar algo no cardápio?

A alimentação saudável contribui para a cicatrização, principalmente se o piercing for na boca ou língua. Evite beber álcool até que esteja completamente cicatrizado.

 

5) Posso entrar no mar e piscina?

É indicado que você evite até que a cicatrização esteja completa, o que pode demorar até 2 meses, dependendo do local.

 

6) Posso tomar sol?

Dependendo da área, se for muito exposta, é melhor evitar o sol até que cicatrize. Como a pele ao redor fica fina e sensível, ela queima mais rápido e pode ficar marcada.

 

7) Quanto tempo eu devo esperar para trocar a joia?

Espere que esteja completamente cicatrizado antes de trocar, pelo menos dois meses. O ideal é que você volte ao estúdio em que furou para ter certeza que está totalmente cicatrizado antes de trocar o piercing.

 

8) Há alguma contraindicação para pessoas mais jovens?

Quanto mais nova a menina, mais difícil a cicatrização. Além disso, há uma lei que proíbe a realização de piercings em menores de idade. Alguns estúdios realizam a aplicação com a autorização dos pais.

 

9) Qual o material mais indicado para furar?

Agulhas hipodérmicas descartáveis são ideais para perfurar e o material indicado para o primeiro brinco é o aço cirúrgico ou o titânio.

 

10) Se eu cansar dele e tirar, o furo vai fechar? Vai ficar marca?

Tudo dependerá do tempo que você ficou com o piercing. Quanto mais tempo, mais difícil de fechar, mas pode acontecer de fechar mesmo que você tenha passado anos com o piercing. É muito provável que a marca fique para sempre, principalmente no umbigo e sobrancelha. Mas tudo isso varia de pessoa para pessoa.