Estética

Confira 5 dicas para ser um homem cheiroso sem exagerar

Por Redação Doutíssima 26/05/2015

A preocupação em ser um homem cheiroso pode ser uma característica cultural dos brasileiros, que buscam por fragrâncias e produtos capazes de perfumar agradavelmente o corpo, as roupas e os ambientes. Com um mercado preparado para atender e que conhece as preferências do seu público, ficar cheiroso não é uma questão de falta de opções.

 

O setor das fragrâncias apela bastante à memória olfativa para criar produtos que marcam. E não só isso, as grifes internacionais investem pesado em design de embalagem, de rótulo e em campanhas publicitárias que vendem um conceito aliado ao perfume.

homem cheiroso

Fragrâncias de perfumes e cosméticos podem deixar homens cheirosos no dia a dia. Foto: iStock, Getty Images

A memória olfativa tem um grande papel na vida em sociedade. É fácil lembrar-se de alguém ao sentir o cheiro que caracteriza aquela pessoa ou o momento em que seu nariz reconheceu a fragrância que ela usava. O cheiro faz parte de como o cérebro reconhece os indivíduos, inclusive as que não usam perfumes ou produtos similares.

É fácil ser um homem cheiroso

O Brasil, segundo um levantamento realizado pela agência Euromonitor, é o terceiro maior consumidor de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos do mundo. Quando falamos de perfumes, o país está em primeiro lugar. Em 2013, o mercado de fragrâncias, sozinho, movimentou mais de seis bilhões de dólares.

Sendo assim, a oferta de produtos dessa indústria é alta e as opções são muito variadas. E não pense que é só para mulheres. A gama de produtos feita para o público masculino tem aumentado nos últimos anos.

O mercado das fragrâncias e das possibilidades para um homem cheiroso é grande e precisa ser explorado. Não são apenas os perfumes que podem agradar e criar memórias nas pessoas com quem você convive.

Loção pós-barba, hidratantes, shampoos, sabonetes e cosméticos já possuem suas versões com fragrâncias mais masculinas. O ideal é aderir a apenas algumas e ainda coordenar os aromas, criando o seu cheiro individual de homem cheiroso.

Dicas para ser um homem cheiroso

Para ficar cheiroso no dia a dia, algumas dicas podem ser muito úteis. Confira:

1. Opte por bons produtos

Um bom perfume tem fixadores capazes de te deixar cheiroso durante todo o dia. Opte por produtos que usam ingredientes de boa qualidade e poupe na quantidade.

2. Mantenha as roupas limpas

Um cheiro desagradável pode vir das suas roupas se estão mal lavadas ou se você já as usou no dia anterior. Roupas bem limpas são garantia para se manter cheiroso.

3. Perfume a casa

Casa de um homem cheiroso também precisa estar cheirosa. Procure velas, aromatizadores ou perfumes de ambiente que agradam o seu olfato. As fragrâncias para ambientes também ficam na memória, então escolha com sabedoria.

4. Não misture cheiros

Se você usa loção pós-barba, hidratante, perfume e outros cosméticos, tente não misturar tantas fragrâncias. Opte por cosméticos que não possuem cheiro para que eles não mascarem o perfume, por exemplo.

Algumas marcas oferecem vários produtos dentro de uma linha de mesma fragrância e os kits são uma ótima pedida para quem quer ter um cheiro marcante sem exageros.

5. Escolha produtos cheirosos

 

Se você não gosta de usar perfume, busque shampoos, sabonetes e outros produtos de uso diário com fragrâncias que lhe agradam e que possam complementar o seu estilo de homem cheiroso.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!