Filhos

Como prevenir seu bebê de um resfriado

Por Redação Doutíssima 19/12/2013

O resfriado comum é uma infecção respiratória causada por um vírus altamente contagioso. É mais provável de ocorrer durante o outono e inverno. Amamentação transfere anticorpos para o bebê que serve para proteger contra resfriados, mas não traz a imunidade.

resfriado1

Como impedir o bebê de pegar um resfriado?

Pegar infecções através do contato com outras crianças, vai na verdade fazer o sistema imunológico dos bebês se adaptarem e se tornarem resistentes aos vírus. Este processo começa logo no início do berçario, ou mais tarde na escola infantil. Seja qual for a sua idade, os seus pequenos não vão escapar do resfriado. Mas, para prevenir os resfriados muito cedo, leia o guia que preparamos para prevenir a propagação de infecção.

Como os resfriados são transmitidos?

O vírus da gripe é transmitido através de gotículas de umidade em nossa respiração. Gotas contaminadas com o vírus da gripe pode ser liberado no ar quando as pessoas tossem, espirram ou fazem barulhos sem cobrirem suas bocas. Eles também podem ser transmitidos através do contato com superfícies de toque, como por exemplo se uma pessoa tem germes infecciosos em suas mãos.

Quando os bebês entram em contato uns com os outros no berçario ou em uma cama, germes são obrigados a se espalharem. Os bebês, muitas vezes lambem os rostos uns dos outros, tomam a mesma mamadeira e mastigam os mesmos brinquedos que outras crianças.

Os pais muitas vezes se preocupam quando seus bebês sofrem tosses repetidas e constipações adquiridas no berçario. Mas , como o otorrinolaringologista Dr. Briac Thierry nos lembra: “A única maneira de impedir os bebês de contraírem infecções repetidas quando eles vão para a creche é tirá-los desse ambiente e alterar as logísticas que movem em torno do bebê. Isso é bem mais fácil dizer do que realmente fazer.”

bebê resfriado

Dicas para evitar a propagação da infecção:

Existem alguns passos simples e eficazes que você pode tomar para impedir os germes de se espalharem. Aqui está uma lista de hábitos para evitar a entrada da doença e ensinar seus filhos uma boa higiene desde cedo:

Lave sempre as mãos

Lave as mãos regulamente ao longo do dia, especialmente quando você tem um resfriado e antes de tocar o seu bebê. Use sabão e esfregue bem as palmas das mãos, os dedos e as costas das mãos. Seque bem as mãos com uma toalha. É uma maneira simples e eficaz para prevenir doenças.

Cubra sua boca com a manga ou o cotovelo ao tossir

Quando for tossir ou espirrar, todos nós lembramos de cobrir a boca com as mãos e depois lavá-las o mais cedo possível. Mas desde que houve os surtos de gripe epidemias em hospitais recentemente, os conselhos mudaram. Você deve cobrir a boca com o cotovelo em seu lugar. Isso interrompe germes de se espalhar pelo ar e também pára a propagação do vírus para suas mãos.

Mantenha distância

Evite entrar em contato próximo com os bebês quando você estiver resfriado, para reduzir os riscos de propagação da infecção. Mantenha seu bebê longe de outras pessoas com resfriados, sejam eles adultos ou outras crianças e bebês. Certifique-se também de evitar levar o bebê a lugares públicos muito movimentados ou em transportes públicos ( trens e ônibus lotados ou onde há um grande número de pessoas indo e vindo).

Jogue fora os lenços imediatamente após o uso

Se você está com gripe e você tem que cuidar do seu bebê recém-nascido ou muito novo, não descarte a idéia de usar uma máscara para proteger.Mas assim que utilizá-la, ela vai direto para o lixo. Assim como os lenços de papéis usados. Limpe os brinquedos  e tenha cuidado para não usar as mesmas garrafas ou colheres que o bebê.