Filhos

Primeiros dentinhos: como aliviar o desconforto dessa fase

Por Redação Doutíssima 27/07/2015

Os primeiros dentinhos do seu bebê são os sinais mais claros de que aquele ser que há pouco chegava com você do hospital está crescendo. E eles vêm acompanhados de uma série de acontecimentos importantes, que vão exigir ainda mais paciência e dedicação por parte dos pais ou cuidadores.

Conforme a Associação Gaúcha de Odontopediatria (Agoped), os primeiros dentes do bebê começam a nascer por volta dos seis meses de idade. A partir desse momento, os pais devem ficar atentos.

primeiros dentinhos

Gengiva inchada e perda de apetite podem ser sinais da primeira dentição do bebê. Foto: iStock, Getty Images

É comum ouvir relatos sobre os sintomas que acompanham e identificam o nascimento dos primeiros dentinhos dos pequeninos como irritação e até mesmo febre e diarreia. No entanto, há profissionais que acreditam se tratar apenas de coincidência.

Mas os sintomas mais comuns de que os primeiros dentinhos estão chegando são o inchaço e a sensibilidade na gengiva, perda de apetite, dificuldades para adormecer, vontade de morder tudo o que tem alcance de suas mãozinhas e a baba. O excesso de saliva ainda tem um agravante: pode ocasionar irritação na pele ao redor da boca.

Primeiros dentinhos e a baixa imunidade

Alguns pediatras defendem que a erupção dos primeiros dentinhos estaria associada à baixa imunidade da criança, daí a explicação para as febres e diarreias, já que com o sistema imunológico em baixa, ela fica mais vulnerável a uma infecção.

Mas não é indicado tirar conclusões em casa. Diante de qualquer sintoma, como febre, o mais adequado é procurar orientação médica. Pode ser que esses sinais sejam alerta para doenças que precisam ser investigadas e tratadas, como as infecções de ouvido, que são um verdadeiro martírio para os pequeninos – e não são percebidas tão facilmente pelos pais.

É preciso, ainda, estar atento a outro sinal que pode ser raro, mas quando surge causa um tremendo desconforto. Se os primeiros dentinhos tiverem dificuldade para nascer, a gengiva vai inchar e ficar avermelhada. Além de ficar irritada, a criança terá dificuldades para se alimentar.

Desconforto dos primeiros dentinhos

Esse desconforto todo, causado pelo início da primeira dentição, pode ser amenizado. As temperaturas baixas são uma ótima alternativa para diminuir a dor e a coceira ocasionadas pelas erupções dos dentinhos.

O clássico mordedor pode ser colocado na geladeira antes de ser dado à criança. Alimentos frios como purê de pera ou de maçã, caso o bebê já receba outros alimentos além do leite materno, também são uma boa opção.

Outra coisa que a mamãe pode fazer é massagear a gengiva inchada do bebê com seu dedo. Depois de higienizá-lo, massageie firmemente até ouvir o som da fricção na gengiva. Não resolve por muito tempo, mas o alívio temporário deixará o bebê mais tranquilo, sem falar que esse pode ser um momento de troca bem importante entre mãe e filho.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!