Filhos

Veja quais são os aplicativos para crianças mais indicados

Por Redação Doutíssima 04/03/2015

Coloque nas ágeis mãozinhas de uma criança um tablet e veja o que acontece. Elas são versáteis, espertas e familiarizadas com os eletrônicos, tanto quanto as ferramentas que um tablete oferece. E os aplicativos para crianças, ou apps, como são chamados os jogos, programas ou livros dentro de um equipamento destes apresenta várias vantagens aos baixinhos.

 

aplicativos para criancas

Fiscalização de pais e responsáveis é fundamental nas descobertas dos pequenos. Foto: iStock, Getty Images

 

Um tablet não é um computador, tampouco um joguinho, mas sim as duas coisas em um só objeto. E os aplicativos para crianças, que são usados nestes aparelhos, oferecem na mesma medida diversão e educação. Segundo os especialistas este aparelhinho portátil é um três em um, porque integra ao mesmo tempo lousa, caderno e biblioteca.

 

Benefícios dos aplicativos para crianças

 

Entre os benefícios que os apps oferecem, o mais importante, sem dúvida nenhuma é o que diz respeito à segurança, uma vez que a criança não precisa estar conectada à internet para usá-los e isso evita que ela visite sites não aprovados pelos pais.

Além do mais, este fator torna tudo mais limitado, porque novos aplicativos só podem ser baixados com senha, e esta, em geral, fica com os pais.

 

O uso gratuito antes para conhecer o aplicativo antes de comprar é outra vantagem oferecida por estas ferramentas virtuais. Outros, não precisam nem ser comprados, são gratuitos e vêm junto com o aparelho, que aliás, dispensa o uso de acessórios – com exceção da capa protetora, fundamental para quem quer deixá-los sob a responsabilidade de uma criança.

 

Universo de possibilidades

 

A única dificuldade dos pais talvez seja escolher os melhores aplicativos para crianças em meio ao mar de tecnologias do tipo que são oferecidas atualmente no mercado. Neste universo de possibilidades, o bacana é que os pais acabam tendo que se familiarizar com as ferramentas que seus filhos utilizam.

 

Para auxiliar neste processo de escolha dos aplicativos, separamos uma lista de jogos divertidos, livros clássicos, aplicativos para desenhar, para ensinar conceitos musicais e para trabalhar noções de cidadania, separados por duas faixas etárias.

 

Uma boa dica para aumentar a lista dos aplicativos para crianças é procurar outros aplicativos feitos pelos mesmos desenvolvedores. Conversar com outros pais e professores para pedir indicação de aplicativos também é outra boa dica que pode ser colocada em prática.

 

De 1 a 5 anos

Para crianças de 1 a 5 anos, indicamos os apps Squiggles!, Quero ser da Turma da Mônica, Matrioska!, Toy Story, Goodnight Safari, Meet Millie, Turma da Galinha Pintadinha, Histórias de Embalar, Mistureba, Cocoricó, Toca Hair Salon, Toca Doctor, Pickles Paper Doll Lite, Soundrop, Little Digits, Drag and Match, Colorama e My Underwear.

 

De 6 a 10 anos

Meu Aplicativo de Folclore, Flow Free, Science Art: Jigsaw Puzzle, SpyMouse, Magic Piano, 123D Sculpt, Tic Tac Toe, The CATch, Where’s My Water?,  Toad Escape, Fruit Ninja, Parking Simulator, Cut the Rope, Cross Fingers, Calc It!,  DK Dinosaur Stickers,  The Voyage of Ulisses, Kids Discover Space, Ultimate Dinopedia, Barefoot World Atlas, Cinderella (Nosy Crow),  Tic Tac Toe, The Tower, 94 Segundos, 94 Graus, Tap the Frog, Palavramania, Doodle Jump e Temple Run.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!