Filhos

Hora de diversão nas férias! 5 brincadeiras de crianças para seu filho

Por Redação Doutíssima 01/08/2014

O período de férias significa um momento de descanso para seu filho. Durante esses dias, ele irá se preparar para enfrentar o próximo semestre de aula. Para ajudá-lo nesse processo, que tal planejar brincadeiras de crianças que auxiliem na distração dos pequenos?

Brincadeiras de crianças são lúdicas

Estas atividades podem auxiliar no processo cognitivo, uma vez que demandam atenção de forma lúdica, além de fortalecer o espírito de equipe e sociabilização. A maioria das brincadeiras de crianças, quando feitas em grupo, são mais atrativas, além de estimular períodos de ausência na frente da televisão.

brincadeiras-de-crianças

Brincadeiras de crianças fortalecem o espírito de equipe e a sociabilização. Foto: Shutterstock

5 opções de brincadeiras de crianças

Para divertir seu filho e seus amigos, confira nossa lista com cinco dicas de atividades especialmente criada para esse momento de férias:

Morto vivo

Essa é uma daquelas brincadeiras de crianças clássicas e fáceis de fazer. A atividade pode ser executada em qualquer lugar. Coloque as crianças em fila e comece a proferir as palavras “morto” e “vivo” de forma aleatória.

Toda a vez que você disser “morto”, todos devem se abaixar. Quando você disser “vivo”, todos devem ficar de pé. Quem errar, sai da fila e ajuda você a detectar os erros dos outros. Quem ficar por último, ganha.

Pega-pega Pacman

Misture o clássico do Atari e o clássico das ruas em uma única atividade. Faça algumas linhas no chão em que todos deveram andar sobre, sem poder sair. Uma criança pega as demais. Quando alguém é pego, deve sentar no chão, deixando pedaços do caminho sem saída. Quem ficar por último, torna-se o pegador.

Dança das cadeiras

Ainda que seja uma das brincadeiras de crianças mais antigas, ela funciona muito bem. Além de divertir, estimula a atenção e a agilidade da criança.

Para montá-la, bastam cadeiras e uma música bem animada. Deve haver uma cadeira a menos do que o número de crianças. Elas devem andar em volta das cadeiras no ritmo da música e, quando menos esperarem, você dá um pause. Quem ficar sem cadeira, está fora. Uma cadeira é retirada e a dança recomeça.

Siga o mestre

Em círculo, os participantes devem escolher uma pessoa para ser o adivinhador que sai do lugar. Na sequência, as outras crianças devem escolher um mestre. Na volta do adivinhador, tudo que o mestre fizer ou disser, todos devem imitar. O adivinhador terá duas chances para saber quem é o mestre. Se errar, volta. Se acertar, o mestre vai em seu lugar.

Stop

Se você não tem muito espaço para brincadeiras de crianças na rua, ou o tempo lá fora não está ajudando, uma boa partida de stop pode ser a solução.

Você só precisa de uma folha para cada participante e algo para escrever. O papel deve ser divido em colunas preenchidas com “Nome”, “Cidade”, “Carro”, “Fruta”, ou qualquer outra categoria desejada. Uma letra é sorteada e deverá ser utilizada para iniciar cada palavra correspondente às categorias.

Quem terminar primeiro, fala “Stop” e os demais são obrigados a parar. Em seguida, todos falam as palavras escolhidas: as diferentes valem 10 pontos e as repetidas 5. Quem tiver a maior pontuação no final é o vencedor.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!