Clínica Geral

Tudo sobre a hérnia inguinal

Por Redação Doutíssima 19/12/2013

Uma pequena protuberância – chamada de hérnia- feito de peritônio ( uma membrana aguada que reveste a cavidade abdominal) e coberta de pele aparece na região da virilha acima do escroto ( bolsa que contém os testículos) em meninos, e sobre os grandes lábios em meninas.

Uma hérnia da parede inguinal é causada por uma lacuna nas fibras musculares no abdômen. Estas hérnias, muitas vezes tornam-se mais proeminente quando a criança tosse ou chora.

381

As hérnias inguinais aparecem com mais frequência no lado esquerdo e necessitam de tratamento cirúrgico. Você pode esperar até que o bebê complete 6 meses de vida antes de operar, mas se a hérnia se projeta muitas vezes e não pode ser “reduzida” ( leve pressão com os dedos) , ele vai precisar de cirurgia.

Se a hérnia se movimentou até o escroto e não consegue ser reintegrada na cavidade abdominal ( o menino se torna agitado e podem ocorrer vômitos) , ela terá que ser reduzida manualmente muito rapidamente , e em seguida, ser operada. Se a hérnia chega no ovário nas meninas ( uma forma de pedra de azeitona, que podem ser detectadas palpando os grandes lábios),  também tem de ser operado o mais rápido possível.

Cirurgia de hérnia inguinal

O procedimento é realizado sob anestesia geral, leva de 20 a 30 minutos e requer um dia no hospital. Na maioria dos casos, os pontos são intradérmicos ( o fio passa por baixo da pele e aparece apenas no início e no final da sutura). Eles são removidos após uma semana.

Cuidados pós cirurgia

Analgésicos são prescritos para 12 a 24 horas após a cirurgia. O paciente pode se mover no mesmo dia do procedimento, mas deve-se evitar exercícios físicos por 3 semanas. Banhos também devem ser evitados durante, pelo menos, 5 dias após a operação, molhar a ferida pode atrasar o processo de cicatrização. Limpe esta área com uma esponja e seque rapidamente.

Os possíveis efeitos secundários ( que devem ser monitorados com cuidado) incluem sangramento ou infecção da cicatriz.

inguinal

Resultados pós-cirurgia

A protuberância desaparece, qualquer desconforto relacionado é resolvido e complicações secundárias são evitadas. A hérnia só reaparece em casos muitos raros ( mais em meninos do que em meninas, e mais frequentemente em bebês prematuros ou ainda no leite materno) .

Informações gerais

Os pais podem se preocupar com o fato de que essas operações são muitas vezes realizadas sob anestesia geral. A equipe médica irá explicar os riscos de mortalidade relacionadas à anestesia durante a consulta de pré-cirurgia alguns dias antes da operação e você será informado de como esses riscos são extremamente raros ( menos de 1 em cada 100.000).

Para qualquer cirurgia, a criança não deve ter comido durante as 6 horas que precedem a operação e você precisa estar disponível para continuar seu tratamento pós-cirurgia. Você também precisa estar ciente de quaisquer sintomas pós-cirúrgicos que justifiquem um retorno imediato para a ala de emergência.