Clínica Geral

Aproveite os benefícios das antocianinas para a sua saúde

Por Redação Doutíssima 30/07/2015

Muitas das frutas que consumimos são coloridas em função das antocianinas, pigmentos que protegem as células vegetais. Só que além de darem cor aos alimentos, essas substâncias são capazes de reparar os problemas de memória e diminuir níveis de ansiedade em pessoas com Mal de Alzheimer.

 

As antocianinas são responsáveis por cobrirem os tecidos, as flores e os frutos das radiações ultravioletas, propagando uma ação antioxidante que evita a produção de radicais livres. Quando ingerimos alimentos pigmentados por esses compostos, podemos desfrutar de todos os seus benefícios.

antocianinas

Pigmento encontrado na uva pode ajudar a diminuir os sintomas da alergia. Foto: iStock, Getty Images

 

Antocianinas no tratamento do Mal de Alzheimer

Do vermelho alaranjado ao azul e roxo, as antocianinas dão cor a diversas frutas, flores e folhas. O mirtilo, também conhecido como blueberry, é uma das frutas com maior concentração dessas substâncias. Apesar de ser mais comum na América do Norte, já é cultivado no mundo todo e utilizado no preparo de iogurtes e outros alimentos industrializados.

 

Além disso, o mercado alimentício tem explorado o potencial colorante dos alimentos com a substância para dar cor a alimentos. Batata doce, bagaço de uva, flor de hibisco, repolho roxo e outros ingredientes têm sido utilizados para colorir outros produtos.

 

Na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, pesquisadores investigaram a função das antocianinas para a memória e as relacionaram com os sistemas cerebrais afetados pelo Alzheimer. Um estudo com ratos, utilizando mirtilo e uvas, demonstrou que as substâncias podem reverter o déficit de memória no tratamento da doença.

 

Prevenção do câncer com antocianinas

Os antioxidantes presentes nas antocianinas são fundamentais para inibir o crescimento de tumores, em especial os que causam o câncer de mama. Além disso, impedem que os vasos sanguíneos sejam danificados, sendo úteis para evitar inflamações crônicas, doenças cardíacas, diabetes, atrite e demência.

 

Para o metabolismo de açúcar na corrente sanguínea, a substância de pigmentação tem efeito na produção do colágeno anormal, uma forma de efeito colateral do diabetes, que descontrola o fluxo do açúcar. Também previne a retinopatia, uma condição comum entre os diabéticos, que pode levar à cegueira.

 

Quem é alérgico tira proveito dos frutos como mirtilo em função dos flavonoides, que diminuem os sintomas de alergias. Os olhos são beneficiados com uma melhora da visão noturna e acuidade visual geral.

 

O coração é protegido porque, com a ingestão da substância, é possível reduzir os níveis de colesterol e pressão arterial, aumentando o fluxo de sangue e a força nos cabelos. Ao mesmo tempo, é combatido o estresse oxidativo, o que previne as doenças cardíacas.

 

Pessoas com problemas de úlcera são beneficiadas porque o estômago fica protegido com o aumento de muco e suco gástrico, graças à ação do mirtilo na saúde estomacal.

 

Relacionadas à perda de gordura no cérebro, as substâncias “colorantes” conseguem postergar o envelhecimento, diminuindo a perda de memória, a degradação motora e o comprometimento de atividade cerebral.

 

Os flavonoides são utilizados também na indústria cosmética, servindo como corantes e tintas atóxicas, destinadas principalmente a pessoas com algum tipo de alergia.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!