Clínica Geral

Você sabe que é possível ter tendinite no quadril? Saiba mais

Por Redação Doutíssima 29/12/2014

A tendinite no quadril é a inflamação dos músculos e tendões localizados em torno da cintura. O problema é mais comum em pessoas que praticam esportes como caminhadas pesadas, corridas, ciclismo, ou futebol, mas também pode atingir pessoas de idade avançada, principalmente se forem portadoras de osteoporose.

 

tendinite no quadril

Prática inadequada de exercícios físicos pode provocar a inflamação. Foto: iStock, Getty Images

Causas da tendinite no quadril

Há vários fatores que influenciam no desenvolvimento da tendinite no quadril, entre eles a prática inadequada, e em excesso, de atividades físicas. Não se alongar antes e depois de qualquer prática esportiva, usar sapatos inapropriados ou manter a postura incorreta durante um exercício, pode causar a inflamação.

 

A falta de fortalecimento muscular causa danos do mesmo modo. O quadril é formado pela união entre a pelve, o fêmur e o osso da coxa, e em uma corrida, por exemplo, estes músculos podem se desestabilizar e gerar lesões, caso o atleta não tenha o preparo físico desejado para a atividade.

 

Em pessoas com idade mais avançada, casos desta indisposição também podem acontecer.  Entre as principais causas está a degradação progressiva das articulações, ainda mais se somadas a doenças de desgaste ósseo.

 

Como saber se você tem tendinite no quadril

Os sintomas da tendinite no quadril nem sempre são dores na cintura, embora sejam um deles. Entre os outros indícios do problemas estão: fisgadas nos glúteos; dores no joelho e/ou na virilha; dificuldade para andar; e câimbra nas pernas após extensos repousos.

 

Caso você pratique exercícios, principalmente se for sem orientação de um profissional, e está sofrendo de algum desses sintomas, procure um médico imediatamente. Essa inflamação tem cura, ainda mais se tratada no início. Os mais jovens têm maior facilidade na recuperação.

 

Tratamento da inflamação

Fisioterapeutas ou ortopedistas são profissionais capazes de diagnosticar a tendinite no quadril e começar o tratamento adequado. Os procedimentos serão realizados de acordo com fatores particulares de cada paciente, entre eles a idade, a resistência muscular e o nível da inflamação, e poderão ser estabelecidos após exames clínicos.

 

Bolsas de água gelada são uma alternativa caseira para aliviar a dor até que se tenha o diagnóstico correto. Aplique-as por 20 minutos na área lesionada e permaneça em repouso. Posteriormente, seu médico poderá lhe recomendar remédios anti-inflamatórios.

 

A fisioterapia, composta por exercícios físicos que ajudem a aliviar a pressão dos tendões lesionados, também é uma das opções. Procedimentos cirúrgicos, que envolvem a substituição da articulação inflamada da cintura, são utilizados apenas em casos mais graves, que ocorrem geralmente nas pessoas idosas.

 

Confira um alongamento simples, que ajuda a aliviar o desconforto da lesão, e que você pode fazer em casa:

 

1 – Deite de barriga para cima e dobre o joelho direito em direção ao seu peito

2 – Com a mão esquerda, puxe o joelho direito para o lado esquerdo do corpo

3 – Mantenha esta posição por 20 segundos

4 – Volte para a posição inicial e repita o exercício com o joelho esquerdo.

Mas atenção! Caso o alongamento lhe cause dor intensa pare imediatamente e consulte um médico.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!