Filhos

8 Conselhos dos pediatras para seu filho crescer saudável

Por Redação Doutíssima 22/12/2013

crianca-engatinhar-pais-estimulo-size-598

Quando os pais pensam na saúde dos filhos, eles não deixam nada de fora, como: matriculá-los em diferentes atividades físicas, dar apoio escolar, fazer comidas saudáveis e não deixá-lo exposto a agentes infecciosos. E nada e ninguém melhor do que um pediatra para aconselhá-los sobre os melhores hábitos para fortalecer a imunidade dos seus filhos. Por isso confira 8 conselhos dos pediatras para seu filho viver uma vida completamente saudável:

1# Estimule a prática de exercícios

Se não for exagerada, a atividade física só trará benefícios para a criança. A prática de exercícios estimula o desenvolvimento físico e da musculatura, da coordenação motora, previne a obesidade e incentiva o convívio social. Segundo especialistas, o incentivo a movimentos como sentar e levantar podem ser feitos a partir dos seis meses de idade, e o estímulo a prática de atividades esportivas estão liberados a partir do primeiro ano de vida.

2# Ensine a criança a manter hábitos de higiene

É importante que desde cedo a criança tenha consciência da importância da higiene diária, desde lavar as mãos antes de comer ou após sair do banheiro até tomar banho e escovar os dentes após as refeições. Manter os hábitos de higiene retira impurezas e diminui a quantidade de bactérias, vírus, vermes e outros micro-organismos que ficam alojados nas mãos e no corpo, Com isso, prevenimos a transmissão de doenças infecciosas como verminoses, gripes, resfriados e diarreias e evitamos problemas com cáries e gengivites.

3# Respeite a soneca da tarde

Além das oito horas de sono diárias, é importante que crianças de até cinco anos de idade tenham a chamada soneca da tarde ou soneca do dia. O sono da tarde melhora a produtividade da criança, diminui a irritação, ajuda no desenvolvimento cognitivo e melhora a coordenação motora. A ansiedade gerada por dormir pouco pode inclusive fazer com que a criança coma mais do que o necessário, predispondo a obesidade.

4# Deixe a criança brincar ao ar livre

Crianças que brincam apenas em lugares fechados são mais propícias a ficarem doentes, pois esses ambientes concentram um número maior de vírus, bactérias e ácaros. Ao brincar ao ar livre, a criança entra em contato com outras pessoas e cria mais anticorpos, aumentando sua imunidade, além de o contato com a natureza e com outras crianças proporcionar mais diversão e uma qualidade de vida melhor.

5# Estabeleça uma rotina

As crianças não gostam de nada que seja desconhecido ou mal planejado, e acabam ficando estressadas. Por isso, é interessante criar uma rotina com horário pré-estabelecidos para o banho, refeições, descanso e demais atividades do dia. Dessa forma, após cada atividade a criança saberá o que virá na sequência e terá conhecimento do seu dia a dia, fator que melhora o desenvolvimento cognitivo e previne a ansiedade

6# Monte um prato colorido

A dieta de qualquer criança deve ser extremamente equilibrada, incluindo leite, verduras, legumes, frutas, cereais e carnes brancas e vermelhas. O resultado é um prato rico em nutrientes essenciais para proteger o organismo. Uma alimentação balanceada é o primeiro passo para um sistema imunológico forte e a prevenção do excesso de peso, que pode gerar outros problemas no futuro.

7# Amamente o seu filho pelo menos até os seis meses de idade

O leite materno possui um importante papel na imunidade dos bebês, pois contém células de defesa e fatores anti-infecciosos que têm a função de proteger o organismo dos pequenos. O leite ainda tem ação bactericida, protegendo os recém-nascidos de doenças infecciosas, alergias, obesidade e diabetes, além de conter nutrientes que trazem efeito positivo no aprendizado e no desenvolvimento da cavidade bucal. Após esse período, a amamentação deve ser e complementada com outros alimentos até os dois anos ou mais.

8# Deixe a criança longe do fumo passivo

São tóxicos que, entre outros problemas, podem causar alergias respiratórias (como asma, rinite e sinusite). E não adianta fumar longe da criança: as substâncias ficam impregnadas na sua roupa, nas paredes e nos móveis da casa, onde a criança pode passar a mão e levar os dedos contaminados à boca, sofrendo os mesmos efeitos.