Dica do Nutricionista

É seguro tomar café ou pílulas de cafeína antes de praticar exercícios físicos?

Por Redação Doutíssima 27/12/2013

8-capsula-cafeina

Você já ouviu falar em quem toma pílulas de cafeína antes do treino? Tem gente que diz que é bom e que acelera o metabolismo, mas será que é verdade? Explicamos aqui.

 

O café é dependente da dose?

“Substância dependente da dose” é uma expressão que uso normalmente para descrever determinados alimentos e bebidas que podem ser benéficos à saúde, mas que em quantidade excessiva podem ter o efeito oposto.

Um vinho pinot noir, por exemplo, é um alimento dependente da dose. Uma taça de vinho oferece uma substância anti-envelhecimento, o resveratrol. No entanto, quando uma pessoa bebe uma garrafa inteira sozinha, as consequências são desastrosas. O chocolate amargo também é um alimento dependente da dose. Costumo dizer para meus clientes quebrarem alguns pedaços de chocolate amargo de alta qualidade e com baixo teor de açúcar (com 80% ou mais de cacau) e darem o restante para outra pessoa.

Uma xícara de café feito com grãos de torra escura pode proporcionar aquela energia extra durante o seu treino na academia. Porém, beber uma xícara atrás da outra enquanto trabalha sentado no escritório pode trazer efeitos nocivos.

 

Possíveis problemas do consumo de café

Beber café constantemente para dar mais pique pode esconder problemas como fadiga adrenal ou horas de sono insuficientes. Nestes casos, a cafeína apenas acentua o problema, pois o consumo excessivo de café pode elevar de forma drástica o cortisol (hormônio do estresse), catabolizando músculos e levando ao armazenamento de gordura corporal.

A qualidade do café também é muito importante. Você está bebendo café orgânico e livre de toxinas ou opções convencionais repletas de pesticidas? Você adoça com um pouco de estévia ou enche seu café de açúcar e chantili, enquanto come um bolinho diet?

Por fim, é essencial compreender como o café é metabolizado. Se uma xícara de café deixa você ligado quando deveria estar cansado, substitua-o pelo chá verde, que também fornece uma dose de cafeína mas inclui a teamina, que ajuda a acalmar.

cafeina2

E as pílulas de cafeína?

A cafeína é uma droga e pode viciar como qualquer outra. Pílulas de cafeína podem ser problemáticas — da mesma forma que beber uma jarra inteira de café para animar um treino difícil pode trazer complicações.

Quando eu frequentava a academia, via muitos clientes consumindo suplementos com cafeína antes e durante o treino. Talvez eles acreditassem que café fazia mal à saúde ou simplesmente não gostavam de seu sabor.

Depois, contavam que tinham dormido mal na noite anterior e que precisavam muito da cafeína para não perder o pique.

A não ser que você tenha algum problema de saúde ou seu médico proíba o uso das pílulas de cafeína, não acho que elas sejam necessariamente nocivas. Pelo menos com suplementos, você não vai ingerir uma dose gigantesca de açúcar e chantili, como no café.

Dito isso, peço que você tenha cautela ao consumir pílulas de cafeína, pois elas podem estimular ou exacerbar palpitações cardíacas, nervosismo e outros problemas. Estudos apontam que, embora raramente, o consumo excessivo de pílulas de cafeína pode matar.

Assim como o café, tudo depende da forma em que são usadas, Você usa cafeína por seus benefícios terapêuticos ou como uma muleta para mascarar algum problema de saúde?