Dica do Nutricionista

Saiba como distribuir a refeição diariamente

Por Redação Doutíssima 05/02/2015

Muitas pessoas ainda acreditam que deixar de fazer alguma refeição, como o café da manhã, ajuda a perder peso. A questão é que, quando nosso organismo percebe que deixamos de fazer alguma refeição na hora correta, ele passa a economizar energia. Com isso, ocorre uma desaceleração do processo de emagrecimento.

refeicao

Alimentar-se bem diariamente ajuda a manter o bom funcionamento do organismo. Foto: iStock, Getty Images

Como organizar sua refeição ao longo do dia?

 

Você sabe como distribuir as refeições ao longo do dia? Muita gente ainda tem dúvida em relação a esse assunto.

É claro que cada um tem uma rotina de alimentação e treino, mas, em termos gerais, podemos seguir o que nos mostra a figura abaixo, preparada pela nutricionista Renata Rodrigues de Oliveira.

refeicao

Uma má alimentação pode acarretar problemas nutricionais, como deficiências de vitaminas, além de sonolência e mau humor. Segundo o gráfico, a distribuição calórica das refeições ao longo do dia é importante para manter o bom funcionamento do organismo, além de ser essencial fazer mais do que as três tradicionais refeições do dia.

Por que fazer mais de 3 refeições por dia

 

Comer de três em três horas ajuda na queima de calorias, já que seu corpo interpreta que não precisa economizar energia para manter seu organismo funcionando. Além disso, fazer cinco refeições durante o dia ajuda na diminuição de alimentos que são ingeridos em cada refeição.

 

Comer com fome faz aumentar a necessidade de saciedade, ou seja, você acaba comendo mais e exagerando em alguma da refeição ao longo do dia. Para quem quer emagrecer, isso não é recomendado.

 

O café da manhã é uma das principais refeições, já que seu corpo, após o período de descanso, precisa ser reabastecido para continuar funcionando perfeitamente. O hábito de tomar café da manhã e fazer as demais refeições auxilia no melhor funcionamento do organismo, além de ajudar na perda de peso.

 

Refeição saudável

 

O café da manhã ideal é recheado de cerais, suco natural de sua preferência, pão de forma integral e ricota. Para o lanche da manhã, é recomendado o consumo de frutas.

 

Prepare o seu almoço com cautela. Acrescente a essa refeição o azeite de oliva, pelo menos nas saladas. Quando for fazer frituras, não há nenhuma restrição quanto ao óleo a ser utilizado. Uma opção para ter uma alimentação saudável no almoço é filé mignon, farrofa de soja, arroz integral e legumes.

 

Para o lanche da tarde, uma boa escolha são os sanduíches naturais, pois são muito nutritivos e leves.

 

O jantar é a refeição que se deve evitar frituras, bebidas com cafeína e alimentos de difícil digestão. Sopa de legumes é uma boa opção. Para a ceia, você pode escolher iogurte natural ou gelatina light com pedaços de maçã.

 

Fique atento à maneira que você está organizando suas refeições, pois isso pode ocasionar problemas de saúde, como diabete e obesidade.

 

Para maiores informações, procure um profissional da área de nutrição que irá indicar a dieta que vai suprir suas necessidades. Não esqueça que fazer todas as refeições é muito importante para manter sua saúde em dia.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!