Filhos

5 Dicas para manter-se ativo com as crianças e a família

Por Redação Doutíssima 02/01/2014

crianças-brincando-nopatio

Se você tem filhos, é claro que deseja que eles cresçam saudáveis e em boa forma. Sabe também que é difícil conciliar trabalho, família e atividade física, mas dar um bom exemplo é sempre um bom começo. Portanto, se você está procurando maneiras de fazer com que seus filhos se interessem, pense nessas dicas.

1- Ajude sua família a ser ativa

Quando o assunto é a saúde do coração, é importante pensar não só na sua saúde cardiovascular, mas também na das futuras gerações. No ano passado, um estudo observou que crianças e adolescentes obesos têm tanta placa nas artérias quanto um adulto de 45 anos de idade, o que os torna propensos a ter doenças cardíacas e outros graves problemas de saúde muito antes que seus pais.

Se você tem filhos, é claro que deseja que eles cresçam saudáveis e em boa forma. E sabe também que é difícil conciliar trabalho, família e atividade física. Porém, dar um exemplo saudável é um bom começo; as pesquisas mostram que pais fisicamente ativos aumentam a probabilidade de seus filhos também serem ativos. Portanto, se você está procurando maneiras de fazer com que seus filhos se envolvam, pense nessas dicas.

vidademaeseguranca1

2- Planeje atividades ao ar livre

Reserve um dia do fim de semana para fazer alguma atividade com a família toda: nadar no verão, esquiar ou caminhar no inverno, ou pedalar na primavera e outono. Fazer um piquenique — e investir em alguns lanches saudáveis depois de uma boa sessão de exercícios — ajudará a passar o dia sem nenhuma reclamação.

3- Faça ginástica junto

Pergunte nas academias de ginástica e centros comunitários próximos de sua casa se eles têm aulas de ioga ou aeróbica que pais e filhos possam fazer juntos. Se seu filho for pequeno demais para participar, procure aulas que ajudem você a queimar calorias com seu bebê trazendo-o para as aulas de ioga ou empurrando o carrinho. Se você não tem filhos, procure alguém para fazer ioga com você ou mesmo ioga para você e seu cachorro.

DSC_47531-e1321009997992

4- Reforme sua sala de TV

Muitas vezes, a sala de TV é o centro da preguiça na casa: é um sofá aconchegante, um console para videogame, uma prateleira cheia de DVDs e nada para estimular a prática de atividade física ou a busca da boa forma. Existem maneiras de acrescentar lembretes sutis, no entanto, sem ter que reformar a sala toda ou comprar um enorme equipamento de ginástica. Estabeleça um limite de tempo para assistir televisão e incorpore a ideia de “casa em boa forma” para manter toda a família em movimento.

5- Torne os afazeres domésticos uma coisa divertida

Em vez de delegar a cada membro da família tarefas para eles fazerem separadamente, faça dessas atividades uma brincadeira de que todos possam participar. Corra para ver em quanto tempo você consegue limpar a casa e tente superar sua marca anterior na semana seguinte. Ouça música enquanto estiver na lavanderia cuidando da roupa e estimule as crianças a cantar e dançar enquanto ajudam a dobrar e guardar as roupas. Saia junto para levar o cachorro para passear e, durante a caminhada, aproveite para dar uma corrida, andar de patins ou pular corda.

Reelabore o cardápio da casa

Esta não é exatamente uma dica sobre boa forma, mas também vale a pena mencionar: As famílias que se preocupam em ter uma alimentação saudável têm também outros hábitos saudáveis, por exemplo, praticar atividade física regularmente. Se você quer afinar sua silhueta depois de ter tido um bebê ou apenas quer se alimentar melhor, envolva a família inteira e terá mais chances de sucesso. Leve as crianças a uma feira de produtores, deixe que elas escolham as frutas e vegetais de sua preferência e que participem do preparo das refeições. É bem provável que elas gostem das refeições — e limpem seus pratos.