Gestante

10 Coisas que você precisa saber antes da chegada do bebê

Por Redação Doutíssima 05/01/2014

Estocar a geladeira e a despensa

Muitas mães começam a preparar o ninho quando a chegada do seu bebê se aproxima. Elas deixam a casa pronta ao cozinhar e limpar. Siga seus instintos! Congele sopas e outros pratos fáceis que você simplesmente esquenta e come. Encha a geladeira com itens básicos como vegetais congelados, massas, arroz, cereais saudáveis e enlatados.

Deixe sua casa à prova de bebês

Antes do seu filho atingir a idade de explorar tudo, não esqueça de transformar a sua casa em um lugar seguro para as suas aventuras.

  • Cubra toda as tomadas elétricas.
  • Coloque travas de segurança nas portas de armário.
  • Instale portões na parte inferior e superior das escadas.
  • Coloque preenchimento em todos os cantos afiados.
  • Amarre os cabos fora do alcance.
  • Defina o seu aquecedor de água a 50 graus ou menos

getty_rf_photo_of_pregnant_woman_using_tablet

Compre e instale um assento de carro

Um tempinho antes da chegada do bebê, instale um assento de carro voltado para trás no banco de trás do seu carro. Siga as instruções e práticas do fabricante ajustando as tiras e fivelas. Muitas vezes você pode encontrar um especialista certificado em segurança do passageiro da criança em um hospital, delegacia de polícia ou corpo de bombeiros. Pergunte ao especialista se você o instalou corretamente.

Prepare os filhos mais velhos e os animais de estimação

Converse com as crianças mais velhas sobre a vida com um novo bebê. Olha para as suas fotos de bebê e diga-lhes como você estava contente quando eles nasceram. Dê-lhes atividades como escolher a roupa que o bebê vai vir para casa. Gaste menos tempo com os animais para acostumá-los a ter menos sua atenção. Receba amigos com bebê em casa para que eles acostumem com os sons. Instale um portão para o berçario e coloque limites de entrada ao quarto.

Escolha um pediatra

Peça aos pais que você confia os nomes de seus médicos do bebê. Ou verifique com o seu obstetra. Conheça pessoalmente pelo menos dois médicos. Pergunte sobre o horário de expediente, se os médicos ou enfermeiros estão disponíveis por telefone ou e-mail, e emergências durante a madrugada. Descubra agora quando você vai poder ligar com um bebê doente- como febre alta – para que você saiba o que esperar.

Escolha a creche ou a babá

Se você vai eventualmente precisar de ajuda para os cuidados da criança, comece a olhar agora. Visitar creches ou entrevistar babás toma tempo e a gente vai deixando para a última hora sempre. Pergunte sobre rotinas de limpeza, credenciais dos professores, políticas de doença, planos de segurança e comunicação entre pais. Converse com outros pais e seu pediatra para referências.

Faça planos para o jantar

Quando as pessoas perguntam se podem ajudar, diga sim! Eles podem trazer refeições depois que o bebê nasce. Você vai estar ocupada trocando e amamentando o bebê para dormir. No entanto, você ainda vai ter que comer. Peça refeições frescas ou congeladas que não precisam de um cozimento elaborado.

getty_rm_photo_of_puzzle_letters

Plano de sono

Os recém-nascidos nem sempre sãos os melhores dorminhocos. Para ajudar você e seu parceiro a descansar um pouco, revezem ao irem olhar o bebê, se puder. Use um quarto ou sofá cama- longe do berçário- como o lugar para ir para pegar no sono. Se você utiliza a mamadeira, todas as noites, um de vocês pode ter uma boa noite de sono.

 

Estoque fraldas

Você não vai querer trocar o seu bebê às 3 da manhã e descobrir que está sem fraldas em casa! Evite as viagens às lojas de madrugadas e estoques alguns pacotes. Obtenha um par de diferentes marcas e tamanhos desde o início até encontrar o tamanho e a marca que você gosta. Para se certificar que seu estoque não esteja vazio, se inscreva nas entregas de fraldas mensais. Pesquise na internet quais empresas oferecem este serviço.

Aprenda tudo sobre bebês

O que significa quando ele está chorando? Você deve recorrer à chupeta? Quantas horas um bebê deve dormir? Pergunte ao seu médico indicações de livros ou sites. Saiba o máximo que puder sobre os recém-nascidos, antes de trazê-lo para casa. Mas confie em seus instintos- e em seu pediatra. Se você tiver dúvidas, não se sinta mal em chamar o médico para perguntar.