Gestante

Como se sentir menos cansada na gravidez

Por Redação Doutíssima 05/07/2013

semana-38-da-gravidez

Sim, a gravidez é uma bênção. Um período maravilhoso na vida de uma mulher. Mas, por algum motivo, você se sente cansada… muito cansada. Pra começar, saiba que isto é normal. Confira algumas dicas para se sentir menos cansada na gravidez!

Leia mais: Gravidez mês a mês: o primeiro mês de gestação

Sentir-se cansada durante a gravidez é normal. São tantas as mudanças pelas quais o corpo da mulher passa, que é impossível que tudo seja como antes da gravidez. Primeiramente, é bom lembrar que todo o esforço que a mulher faz, agora será em dobro. E com a evolução dos meses e do desenvolvimento do bebê, é perfeitamente normal se sentir cansada e as vezes até mesmo desanimada. Mas saiba que alguns hábitos podem ajudá-la a diminuir um pouco este cansaço.

  • Tenha um momento do dia de descanso. Isto que dizer que, se você ainda trabalha, faça um intervalo para recuperar as energias. Se possível, escolha um lugar tranquilo e silencioso.
  • Pernas inchadas causam bastante desconforto e elas são bastante comuns no período da gravidez. O fato de serem comuns não significa que não tenham que ser combatidas. Ao contrário! Invista em meias que sempre dão uma aliviada neste inchaço.
  • Não fique por muito tempo na mesma posição! Se já está há muito tempo de pé, sente-se por alguns minutos. E quando estiver sentada há muito tempo, levante-se e vá dar uma volta por alguns minutinhos.
  • Seja obediente! Se está com sono, tire uma soneca mesmo que você já tenha feito a pausa da primeira dica. Uma soneca extra faz muito bem! Outra dica é tentar o máximo possível adaptar as tarefas do cotidiano para que o estresse e o cansaço passem longe. Você realmente precisa sair de carro nos horários de pico?
  • Tenha paciência! Este cansaço é mais comum nos primeiros meses de gestação e tendem a desaparecer no período do quarto a sétimo mês.

Leia mais: 10 dicas para mães de primeira viagem

descansar-na-gravidez

O mais importante nesses momentos é ter calma e paciência. Agora o trabalho é por dois, tenha as dicas em mente para se sentir menos casada na gravidez!

Fontes: Babycenter, Revista Crescer