Gestante

Como cuidar melhor da sua pele durante a gravidez

Por Redação Doutíssima 06/01/2014

Você provavelmente está ansiosa por aquele brilho natural impecável que deveria vir com a sua gravidez. Embora seja verdade que os hormônios da gravidez podem mudar a sua pele, não fique aí parada esperando pela perfeição. A pele de seus seios, barriga e outros lugares vai mudar também.

“Sua pele fica mais seca e um pouco mais sensível, provavelmente porque o seu corpo está fazendo uma sofrendo uma série de mudanças e não tem tanta energia como deveria para cuidar de si mesmo”, diz Heather Rogers, professora clínica de dermatologia da Universidade de Washington.

0,,31935580,00

Sua pele vai desenvolver mudanças sutis e óbvias, incluindo estas:

Acne

Os hormônios da gravidez fazem a sua pele produzir mais óleo, o que pode causar espinhas.

“Em algumas situações, isto vai produzir mais brilho e deixar a pele parecer suave”, diz Jenny Murase, professora clínica assistente da Universidade de São Francisco, na California. “Em outras situações, as pessoas começam a ter acne.”

Áreas que escurecem

Determinadas partes do corpo normalmente se tornam mais escuras devido aos hormônios da gravidez. Uma faixa de pele acima e abaixo do seu umbigo conhecido como o linea nigra escurece, assim como os seus mamilos. Pintas também podem se tornar um pouco mais escuras.

“Tudo melhora entre 3 e 6 meses após a gravidez, mas às vezes isso não reverte totalmente”, diz Rogers.

Melasma

Muitas mulheres desenvolvem uma condição de escurecimento de pele chamado melasma, também conhecida como “a máscara da gravidez”. Ela é causada por hormônios combinados com a exposição ao sol. Melasma desaparece entre 3 e 6 meses após a gravidez, mas as manchas podem reaparecer quando você passa um tempo fora sem protetor solar.

“Você tem que mudar seus hábitos, se você estiver propensa à melasma”, diz Rogers. “Usar protetor solar de zinco e um chapéu.”

Estrias

Você pode se preocupar sobre o surgimento de estrias na barriga, seios e em outras áreas, mas não acontece em todas as pessoas. A maneira com que elas surgem e como elas parecem, muitas vezes tem a ver com os seus genes.

Aplicar um hidratante em sua barriga por dia pode ajudar a reduzir suas chances, mas nenhum produto pode impedi-las, nem mesmo cremes especiais para estrias.

Eczema

As mulheres que são propensas ao eczema podem desenvolver coceira na pele seca, vermelha, enquanto estão grávidas.

“Você se torna alérgica mais facilmente quando você está grávida”, diz Murase. “É devido a uma mudança do sistema imunológico. Estrogênio pode ser um dos principais hormônios que causa essa mudança.”