Gestante

O grande momento da natureza: saiba como acontece a fecundação

Por Redação Doutíssima 26/04/2014

fecund

Fecundação é o nome dado ao evento no qual ocorre a união entre o gameta masculino e o feminino: espermatozoide e ovócito secundário, respectivamente. Ele ocorre geralmente na tuba uterina e em até trinta e seis horas após a ovulação.

Ovulação é o fenômeno no qual o sistema genital feminino libera o ovócito, anteriormente abrigado em uma estrutura localizada no ovário chamada folículo. Tal evento ocorre graças à ação de hormônios específicos, os estrogênios.

Quando um espermatozoide entra no ovócito secundário, que geralmente fica na primeira porção da trompa de falópio, ocorre a fecundação, fazendo com que a mulher fique grávida.

Descubra como acontece a fecundação!

 

 

Como acontece a fecundação?

Em uma relação sexual, na ejaculação, o homem libera, juntamente com o esperma, cerca de 350 milhões de espermatozoides. Eles se direcionam da vagina para o útero, e dele para as trompas, buscando atingir o gameta feminino, que exerce forte atração química sobre eles. Durante o percurso, muitos ficam para trás, e somente um, ou um número um muito pequeno, consegue atingir o ovócito.

No ovócito, uma glicoproteína chamada ZP3 se une ao gameta masculino, permitindo que ele atravesse essa estrutura e atinja a membrana plasmática do ovócito, graças à ação de enzimas que ele é estimulado a liberar. Em seguida, proteínas da membrana plasmática do espermatozoide permitem a união entre as membranas de ambos, impedindo que novos espermatozoides se direcionem.

Um único espermatozoide atravessa sua membrana, carregando consigo 23 cromossomos não pareados. Esses cromossomos isolados combinam-se com os outros 23 cromossomos que existem no óvulo, passando a formar um complemento normal de 46 cromossomos, dispostos em 23 pares. A cauda do espermatozoide se degenera nesse momento e seu cromossomo se condensa ao ovócito após este sofrer meiose. Depois, todo o zigoto sofre meiose, apresentando, ao final, 23 cromossomos maternos e 23 paternos.

 

 

Como acontece a fecundação: Quando tempo depois pode ser identificada a gravidez?

É possível identificar se a mulher está grávida ou não cerca de nove dias após a fecundação. Em caso positivo, a fecundação propicia a produção de gonadotrofina coriônica (HCG). Esta glicoproteína é liberada pelo corpo-lúteo, estrutura formada a partir do folículo ovariano, após a liberação do ovócito. Ela impede que o corpo feminino tenha novas menstruações e ovulações.
Isso dá início ao processo de multiplicação celular, cujo resultado final é o nascimento de um bebê.

 

 

Como acontece a fecundação: Os sintomas

Os sintomas são muito sutis e frequentemente passam desapercebidos para a maioria das mulheres. Na maior parte dos casos, a mulher só percebe os sintomas de gravidez duas semanas após a fecundação. Confira alguns deles:

 

 

Como acontece a fecundação e o que acontece em seguida

Após a fecundação, dá-se início ao desenvolvimento embrionário até o nascimento do bebê, que deve ocorrer a partir das 38 semanas de gestação.

Durante as primeiras semanas após a fecundação, sua nutrição vai depender da digestão trofoblástica e da fagocitose do endométrio. Por volta da 12ª semana de gravidez, a placenta já se desenvolveu o suficiente para que possa, daí por diante, suprir todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento do bebê.

 

 

O vídeo a seguir mostra como acontece a fecundação dentro do sistema reprodutivo da mulher. Confira:

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Para melhorar suas chances de engravidar: conheça 7 Alimentos para aumentar a fertilidade

Conheça os principais cuidados antes de engravidar e se prepare melhor para receber seu bebê
Aprenda a calcular sua data de ovulação
Como saber se você esta mesmo no seu período bom para engravidar? Conheça os 4 sinais classicos da fertilidade
Futura mamãe: Por que você precisa tomar vitaminas antes de engravidar?
Concepção: aumentando minhas chances de engravidar
Saiba mais sobre o espermograma: avaliação da fertilidade do homem