Sem categoria

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

Por Redação Doutíssima 08/01/2014

Apresentação1-300x170

Nas salas de musculação existe uma infinidade de exercícios que podem ser realizados, tanto em aparelhos como com pesos livres. Mas será que existe alguma diferença de realizar exercícios no Aparelho de Musculação ou com pesos livres? É sobre isso que discutiremos nesse artigo.

1107_exercicios_garotofitness_sp_f_007

Exercício no aparelho

Os exercícios executados em aparelhos são mais recomendados as pessoas que estão iniciando na musculação, devido a sua facilidade de compreender o movimento, além também do exercício não envolver muita coordenação do aluno. Outro aspecto importante de ser comentando é que os exercícios no Aparelho de Musculação isolam a articulação que está sendo trabalhada, evitando que o aluno sobrecarregue outra articulação.

Imagem 2

Exercício com peso livre

A figura ao lado mostra o mesmo grupamento muscular sendo trabalhado na figura acima, porém sendo realizado com peso livre, e já pela imagem da para notar que a aluna tem que ter um mínimo de conhecimento do movimento e de coordenação para executar o movimento, pois caso contrário ela poderia acabar se lesionando.

Um ponto importante dos exercícios com peso livre é que  a coordenação intramuscular é mais bem trabalhada do que nos exercícios em aparelhos..

Depois de uma breve explicação sobre a diferença de execução de movimentos entre aparelhos e pesos livres, podemos concluir que os aparelhos são mais recomendados para os iniciantes, pois o Aparelho de Musculação molda o movimento prevenindo que o aluno execute o movimento errado e acabe se machucando, conforme o aluno vai evoluindo ele pode começar a passar para os exercícios de pesos livre que exigem mais coordenação e atenção do aluno ao executar o movimento, nunca deixando de lado os aparelhos, uma mescla entre os dois tipos de exercícios é sempre válida.


Sites parceiros