Filhos

Como fazer as crianças dormirem durante o voo

Por Redação Doutíssima 10/01/2014

Levar os pequenos para a viagem de férias não é tarefa fácil, ainda mais se o destino incluir uma longa viagem de avião. Viajar com criança pequena causa sempre uma discussão, tanto que já tem empresa aérea criando zonas de silêncio para as pessoas que não querem viajar na presença de bebês.

Mas com um pouco de planejamento e cuidados especiais, é possível proporcionar uma viagem tranquila para o bebê e todos ao redor.

20121204152527criancaviajaraviao

Separamos umas dicas para evitar o estresse na hora de voar com as crianças:

Ambiente familiar

Uma boa dica é tentar deixar a área dos seus assentos o mais familiar possível, com travesseiros e os brinquedos prediletos da criança. Levar algumas músicas familiares para a criança no ipod com o fone de ouvido também funciona. Se estiver com um laptop, ipad ou aparelho de DVD portátil, traga alguns dos seus desenhos favoritos. Você pode olhar também a programação que passa no avião se a viagem for longa e as cadeiras possuírem telas individuais. Lembrando de usar o fone de ouvido sempre para manter a criança focada no desenho e não fazer barulho. Assim ela não incomoda outros passageiros e te deixa mais relaxado também.

Rotina

Antes de viajar, faça uma preparação na cabeça da criança. Converse com ela sobre a viagem e a chame para ajudar nas malas, preparativos, etc. O importante é envolver a criança o máximo possível. Deixe que ela escolha alguns pertences da sua mala, como o pijama e o livro de histórias. Na hora de dormir durante a viagem, faça igual em casa, troque para o pijama e conte uma história de ninar deitando-a no assento ou em seu colo. Não esqueça do ursinho de pelúcia que ela dorme todo dia abraçada também. Você também pode cantar suas canções favoritas antes de dormir ou mesmo fazer um lanchinho antes do sono.

Suporte

Se você possui uma criança bem pequena, você pode levar a cadeirinha que usa no carro para o avião para elas dormirem. Além de ser mais seguro do que segurá-la no colo, ela já está acostumada com a cadeirinha e assim não vai ter problemas de dormir. Para deixá-la mais confortável ainda, traga um cobertor leve, que deixa um fluxo de ar e ao mesmo tempo faz uma cabaninha para escurecer o ambiente.

Jet lag

Dependendo do destino e da mudança de horários, as crianças vão querer cochilar uma hora ou outra fora do horário. Todos nós sofremos com as longas viagens de avião, saímos sempre cansados, e com as crianças não é diferente, a viagem é cansativa e exaustiva da mesma maneira. Portanto, deixe-a dormir. Por mais que as horas não coincidam com a rotina de casa. É fácil saber quando estão cansadas, procure por sinais como esfregar os olhos ou reações lentas.