Filhos

Saiba quais as vantagens e desvantagens das fraldas de pano

Por Redação Doutíssima 27/08/2015

O uso das fraldas de pano ou dos acessórios descartáveis é um dos assuntos que deixam os novos pais preocupados. Cada tipo tem suas vantagens e desvantagens. De toda forma, ambos são igualmente eficientes para os cuidados com o bebê. No entanto, o reutilizável está voltando a ganhar popularidade devido ao impacto ambiental da alternativa descartável.

 

Impacto na natureza causado pelas fraldas

As fraldas feitas com pano eram a única opção até 1942, quando as descartáveis ​​foram inventadas por Hugo Drangel. Desde então, as opções mais práticas se tornaram as preferidas pelos pais. Por outro lado, elas podem não ser tão benéficas assim para o meio ambiente.

fraldas de pano shutterstock doutissima

A fralda feita de pano é uma opção mais ecológica e menos agressiva à pele do bebê. Foto: Shutterstock

Segundo um estudo da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, uma fralda descartável é capaz de levar 600 anos para se decompor. Com isso, estimativas indicam que cerca de 17 milhões de fraldas são despejadas no meio ambiente todos os dias.

Assim, as fraldas antigas, feitas de pano, muitas vezes são ótimas opções – mas nem tudo são flores, porque elas também apresentam desvantagens.

 

Fraldas de pano: vantagens e desvantagens

O pano é reutilizável e estará impecável sempre que você lavar as fraldas. Nesse modelo, elas também possuem tamanhos customizáveis e cores diferentes. Além disso, são amigas do meio ambiente, já que praticamente nada vai parar em aterros.

Não bastasse tudo isso, um ponto chave é a economia, uma vez que basta um conjunto de fraldas e um sabão apropriado para você não ter que comprar fraldas regularmente.

 

Outra grande vantagem do pano é que ele é livre de químicos e bem mais leve para a pele. Escolhas comuns são panos de gaze e algodão. São as melhores alternativas para os bebês, que normalmente sofrem com alergias ou problemas de pele.

 

No entanto, também há pontos que não são vantajosos ao usar fraldas de pano. Você precisa lavá-las regularmente e deve fazer isso enquanto a mancha ainda está fresca – caso contrário, será difícil remover.

Além disso,as fraldas de pano não absorvem tanto líquido como a fralda descartável. Você precisa estar alerta à noite para verificar se o seu filho não fez xixi ou cocô. A pele do bebê é mais propensa a erupções se as fraldas não são absorventes.

 

Mamães à moda antiga

Se você decidiu que as fraldas de pano são mais vantajosas para você e seu bebê, precisa saber quais os tipos disponíveis no mercado. Caso ainda pense que elas são aqueles enormes panos dobrados e presos com um alfinete, saiba que hoje em dia esse tipo de fraldas é diferente.

Atualmente, as fraldas de pano vêm em diversas cores, com velcros ou botões para proporcionar mais praticidade. Há também aquelas conhecidas como capas ou covers, onde só um pano absorvente é trocado.

Além disso, existem fraldas que já vêm com capas impermeáveis. Isso tudo sem falar na diversidade de estampas que é possível encontrar, sendo possível adicionar um toque divertido no look do seu bebê.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!