Relacionamento

Como encontrar um amigo que não vê há muito tempo pela Internet?

Por Redação Doutíssima 12/01/2014

amistad_por_la_Net

Está se perguntando por onde anda aquele amigo ou amiga de ginásio ou faculdade que não vê há muito tempo? Nos tempos da Internet, ficou mais fácil encontrar amigos que não vemos há muito tempo, desde que você saiba onde procurá-los. Antes que você consiga procurar um velho amigo na Internet, precisa supor o seguinte:

  • Ele usa a Internet e possui um certo nível de instrução;
  • Ele deve ter algum rastro na Internet.

Você só conseguirá encontrar uma informação na Internet se ela existir. Portanto, se um dia você teve um amigo de uma das tribos da Amazônia é melhor visitar as florestas tropicais novamente em vez de fazer uma busca por “Umbaku Pempbei” no Facebook ou Google. As seguintes informações são úteis antes de iniciar a busca:

  • O nome atual, e de preferência completo, do seu amigo ou da sua amiga;
  • Algum endereço de e-mail antigo, se possível
  • Provável localização geográfica atual
  • Provável cargo atual ou cargo que detinha anteriormente
  • Os nomes de escolas e faculdades que frequentaram juntos
  • O nome do local onde se conheceram
  • Alguns interesses em comum, tais como músicas, times de futebol, bebidas ou locais de caminhada favoritos
  • Alguns antigos boatos que você sabia sobre o seu amigo nos velhos tempos

Uma vez que você esteja com todas essas informações prontas, pode iniciar a busca.

Encontre um velho amigo pela Internet

  • Dedique algumas horas à busca. Se for importante para você localizar esse amigo ou amiga, faça disso um projeto em si e não tente fazer a busca enquanto estiver trabalhando, em outra janela do navegador. Não, não é superstição, talvez você tenha de filtrar uma grande quantidade de informações muito atentamente.

Use o bom e velho Google. Uma vantagem de utilizar o Google é que ele consegue recuperar informações de perfis em redes sociais como o Facebook, Twitter, MySpace, LinkedIn etc., além de encontrar as páginas e blogs normais. Colocando o nome entre aspas você também pode querer utilizar os recursos de Pesquisa Avançada, presentes em cada caixa de pesquisa do Google. Tente combinar do nome da pessoa com o nome da escola ou faculdade. Você também pode tentar combinar o nome do seu amigo com o nome da cidade. Tente diversas combinações.

  • Use as redes sociais. Hoje em dia, quase todo usuário da Internet está no Facebook, assim como os seus cachorros. Se a pessoa que você está procurando não se tornou um ermitão ou não está se escondendo no Afeganistão, há uma grande chance de que possua uma conta no Facebook. Ou talvez sua mãe, seu pai, seu irmão, sua irmã, seu amigo ou alguma pessoa ligada a ele ou ela tenha uma conta. Na verdade, trata-se de um ótimo lugar para começar sua pesquisa. Você também pode dar uma olhada em grupos e fóruns do Facebook em que o seu amigo ou a sua amiga possa ter se inscrito.
  • Use sua conta no Twitter. Embora o Twitter não seja tão popular junto ao grande público quanto o Facebook, você pode postar algumas mensagens lá para que as pessoas (os seus seguidores) fiquem sabendo que você está tentando encontrar pela Internet um amigo com quem perdeu o contato há muito tempo. Peça a eles que “retuítem” a sua mensagem.
  • Use sites de busca de pessoas. Existem alguns sites específicos que te ajudam a encontrar pessoas com quem perdeu o contato há muito tempo com base em sua profissão, escolas e faculdades que frequentou, números de telefone, localização geográfica etc.
  • Deixe spams na Internet. Sim, se você for realmente persistente, deixe mensagens em todo lugar em que estiver procurando XYZ. Se você tiver mudado seu nome, mencione o nome antigo para que, quando seu amigo – ou alguém que conheça vocês dois – vir a mensagem, uma luzinha se acenda e vocês consigam se conectar.

Encontrar um amigo pela Internet com o qual você perdeu contato pode levar um bom tempo, pois há milhões e milhões de pessoas constantemente promovendo agitação. Você tem mais alguma dica? Por favor, compartilhe-a conosco na seção de comentários.