Amor e Sexo > Relacionamento

7 erros que podem arruinar o seu relacionamento e como evitar

Por Francine Costanti 24/07/2020

Quem não sonha com um relacionamento em que dá tudo certo? Todo mundo! Mas sempre existem alguns conflitos que podem dificultar, por conta dessas pequenas desavenças, você pode achar que nunca irá encontrar sua alma gêmea. Mas saiba que é preciso prestar atenção em como você está lidando com seu parceiro para não cometer erros e, finalmente, ter uma relação feliz e saudável. 

A Fortíssima consultou o Dr. Yuri Busin, psicólogo, mestre e doutor em neurociência do comportamento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Diretor do Centro de Atenção à Saúde Mental – Equilíbrio (CASME). O especialista aponta 7 erros que podem arruinar o seu relacionamento e como você pode evitá-los.

1 – Botar a responsabilidade no parceiro por ser feliz ou infeliz

Não é uma boa tática você terceirizar a sua felicidade isso tende a dar errado e você se frustrar. Uma vez que deposita no próximo a sua felicidade, você estará criando diversas expectativas, ou seja, estará esperando comportamentos do próximo para ser feliz. Acredito que a felicidade deva depender só de si mesma(o), lembrando que você não consegue controlar o outro então acabará se frustrando diversas vezes.

2 – Falta de confiança e pequenas mentiras 

Um dos pilares para o relacionamento dar certo é a confiança. Pequenas mentiras mostram que o diálogo entre o casal está com problemas e é preciso melhorar. Conversar sobre essa dificuldade de falar sentimentos ou algumas coisas é um ótimo passo para começar a criar esse diálogo. Um exemplo simples é dizer que algumas vezes você tem medo de dizer coisas por pensar que o outro vai achar algo. Isso iniciará a quebra do tabu que pode existir entre o casal. Escute e tente sempre dialogar sobre os temas.

Casal jovem discute relacionamento

Tentar mudar a personalidade do parceiro é um dos grandes erros no relacionamento. Foto: iStock

3 – Não dedicar um tempo ao parceiro 

Como é possível ter um relacionamento sem dedicação? O relacionamento deve ser sempre cultivado, não é porque ele já existe que não precisamos olhar sempre para ele e continuar a evoluir a relação. Então sempre plante novas coisas dentro do relacionamento. Ter um tempo do casal é essencial para que ele continue. Uma dica é criar atividades em conjunto, como por exemplo esportes, filmes, hobbies etc… Algo que vocês façam juntos! 

4 – Fazer o outro perder a individualidade

Ambos do casal devem ter a individualidade e compartilhar um pedaço da vida. Estimular a dependência não é algo bom. É interessante cada um ter suas próprias atividades e atividades em comum. Em alguns casos existe uma insegurança que pode impedir que isso ocorra e é preciso trabalhar em conjunto isso para que ambos confiem mais um no outro.

5 – Ocultar fraquezas e traços da personalidade

Isso acaba aparecendo ao longo do tempo, então não é interessante ocultar. É importante sempre ser honesto com o parceiro(a) para que o relacionamento fique cada dia melhor. Isso não quer dizer que no primeiro encontro você já leve uma lista de todos os seus “defeitos”, vale lembrar que todos temos diversos “defeitos”. Então ao longo sempre converse sobre suas inseguranças e problemas com o seu parceiro(a), como já diz o nome esta pessoa será um GRANDE parceiro(a) de vida e não há por que esconder coisas, mas sim juntos melhorarem todas as questões.

6 – Cair na rotina no relacionamento

Muitas vezes o dia a ia enfraquece a relação, realmente. Entrar no modo automático pode não ser uma boa coisa. Então sempre crie novas dinâmicas para o casal, estimule o comportamento de ambos fazerem novas coisas e compartilharem este momento juntos. Use a criatividade para fazer o outro se sentir bem, se sentir desejado e amado. É sempre bom uma nova emoção para a casal.

7 – Tentar mudar a personalidade do outro

Isso é um pouco complicado e vai de caso para caso. Mas acredito que ficar apontando falhas o tempo todo não irá ajudar, o interessante é conversar sobre isso e mostrar os seus sentimentos com relação ao que aconteceu. Mudar o próximo é algo que geralmente leva a frustrações, pois você não possui essa capacidade, além disso, voltamos a primeira pergunta sobre depositar a sua felicidade no próximo. É possível melhorar ao longo do tempo, uma vez que estamos em uma constante evolução. Mas não espere mudar o próximo para ser feliz.