Amor e Sexo > Relacionamento

Vale a pena voltar com o ex-parceiro? Especialista comenta!

Por Francine Costanti 18/05/2020

Término de relacionamento nunca é fácil para ninguém, até porque duas pessoas que conviviam diariamente, que compartilhavam uma vida juntos, de um dia para o outro se sentem solitárias. É uma mudança de vida muito grande, já que você não vai estar junto daquela pessoa, não vai mais ligar, mandar mensagens e pedir conselhos. 

Mas e quando bate aquela saudade e você quer voltar com o ex-parceiro? Será que vale mesmo a pena tentar recomeçar aquela história que já ficou para trás? É importante repensar em tudo que vocês já viveram e se ele é a pessoa que você quer ter na sua vida de novo! 

Para te ajudar a refletir, conversamos com o Dr. Yuri Busin, psicólogo e doutor em neurociência do comportamento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e diretor do Centro de Atenção à Saúde Mental – Equilíbrio (CASME), que esclarece alguns pontos essenciais antes de você tomar sua decisão final. 

Antes de reatar, você precisa analisar quais são os seus objetivos com o parceiro. Foto: iStock

Quais pontos se deve analisar antes de voltar com o ex-companheiro?

Acredito que todo relacionamento pode mudar e se modelar novamente, mas para isso acontecer ambos devem querer. Ao começar a cogitar a volta com um ex é importante refletir um pouco sobre o que ocorreu e o porquê chegou ao término. Vale lembrar aqui que todo relacionamento é uma via de mão dupla, então não pense apenas nos erros do outro, mas também nos seus.

Outra reflexão interessante de se fazer é quais são os seus objetivos e se você quer enfrentar diversas mudanças. O relacionamento, quando é reatado, precisa de mudanças ou o fim será o mesmo de antes. Não adianta voltar e fingir que nada aconteceu e os dois se comportarem da mesma maneira.

Em que circunstâncias faz sentido reatar o relacionamento?

Uma parte dos relacionamentos terminam porque o casal não sabe se comunicar, dialogar e resolver os conflitos internos. Então vale a pena reatar a partir do momento em que ambos desejam mudar essas situações. Não apenas falando, mas fazendo!

Se você tiver que convencer alguém a reatar é sinal de que não vale a pena?

Não necessariamente. Algumas vezes as pessoas ficam muito machucadas e com medo de se envolver novamente, isso não é um sinal de que o romance acabou, é apenas um sinal de que a pessoa precisa de tempo para pensar o que ela deseja para si.

Namoro acabou? Saiba como ser solteira e aproveitar a nova fase

Para reatar, é preciso que os dois estejam bem emocionalmente?

É o ideal, porém nem sempre é assim que as coisas funcionam. Por isso é importante não apressar essa decisão, mas conversar e refletir se deseja ou não entrar novamente neste relacionamento. Outra vez, é extremamente importante que ambos mudem e façam isso como casal.

Querer voltar com o ex que te rejeitou é sinal de carência?

Para algumas pessoas, sim, para outras é o medo de iniciar novamente, um medo de ser rejeitado por outra pessoa, medo de conhecer pessoas etc… Tudo isso irá depender de personalidade, história e circunstâncias de cada um.

Esse desejo também tem relação com pessoas controladoras?

Pode ter, porém novamente não é uma regra geral. Acho importante entender que não há sempre uma lógica matemática a ser seguida para comportamentos. Existem muitas variáveis que devem ser analisadas caso a caso, mas pode haver correlações entre um comportamento e outro.

É um erro achar que é possível mudar as atitudes e a mente de alguém?

Sim! Você voltar para mudar o outro é algo que levará a frustrações, não somente em relacionamentos, mas na vida como um todo. Não é você que irá mudar o outro, você deve mudar a si mesmo e isso irá alterar o comportamento das pessoas próximas, mas nunca esperar o outro mudar para você mudar.

“Some que ele vem atrás”: será que essa tática funciona?

Existe alguma maneira mais fácil de esquecer a pessoa e seguir em frente?

Começar a valorizar a si mesmo! Isso ajudará a entender que aquilo foi uma fase e que uma nova irá se iniciar. Todas mudanças geram conflitos, medos etc… Por esse motivo, ter uma boa valorização de si mesmo irá ajudar a se manter bem durante esses períodos. Além disso, o tempo deve ser seu aliado e não seu inimigo. Entenda que cada um tem o seu tempo para se recuperar e você deve respeitar o seu tempo.