Fertilidade > Gestante

3 Maneiras de aumentar a fertilidade: como aumentar sua fertilidade

Por Redação Doutíssima 18/01/2014

Gravidez-sintomas-iniciais

Você não pode fazer o seu relógio biológico retroceder, mas pode fazê-lo ir mais devagar. Nossos especialistas revelam como.

Se você está tendo problemas para engravidar, não está sozinha. Estatísticas recentes do NHS sugerem que um em cada sete casais tem alguma dificuldade para engravidar. Muitos fatores afetam a fertilidade, de condições reprodutivas, como ovários policísticos e endometriose à qualidade do esperma e a idade. Ao passo que a vida produtiva de um homem pode durar anos, a fertilidade da mulher começa a declinar aos 27 anos de idade e, em seguida, cai drasticamente após os 35. Mas, não se preocupe, não é tudo desgraça e tristeza. Um estudo recente revelou que simples mudanças no estilo de vida podem fazer com que a fertilidade dê um salto inicial enorme de 80%. Quer dar uma chance? Coloque seu corpo em modo de fazer bebês com essas ótimas dicas para aumentar as chances de concepção.

1. ‘A dieta desempenha um papel fundamental na preparação para uma gravidez saudável’

  • Os detalhes: Um estilo de vida e uma dieta saudáveis são importantes se você está tentando engravidar. Deficiências nutricionais durante o processo reprodutivo estão ligadas a problemas como um aumento no risco de defeitos congênitos.
  • Ajuda na fertilidade: Acredita-se que o estresse contribua para problemas de fertilidade, mas é difícil mensurar. Uma dieta rica em álcool, cafeína e gorduras e açúcares insalubres e deficiente em nutrientes e gorduras essenciais é uma má notícia. Tanto o Ômega-3 quanto o Ômega-6 são importantes nas fases de pré-concepção, e o DHA [ácido docosaexaenoico], encontrado no óleo de peixe, pode desempenhar um papel no desenvolvimento do cérebro e nos olhos do feto. Também é importante ajudar o corpo a se desintoxicar, e você e seu parceiro devem avaliar tomar um suplemento de zinco, uma vez que ele é necessário para um esperma saudável e para uma replicação adequada do DNA.

engravidar-rápido

2. “O seu médico pode solicitar exames para avaliar sua fertilidade’

  • Os detalhes: Em casais em que a mulher tem 35 anos de idade ou menos, 90% irão engravidar dentro do período de um ano tendo relações sexuais regulares sem o uso de preservativos. O fumo e a obesidade podem ter um impacto negativo sobre a fertilidade, por isso, devem ser tomadas medidas, se necessário.
  • Ajuda na fertilidade: Um clínico geral irá investigar as causas da infertilidade após cerca de um ano de tentativas. É provável que ele junte exames de sangue para verificar se você está ovulando. Os exames irão verificar os níveis do hormônio progesterona, que deverá subir uma semana antes da menstruação. Um ultrassom da região pélvica também pode ser útil para descartar miomas e ovários policísticos. O seu clínico geral poderá encaminhá-la a uma clínica de fertilidade para avaliar os resultados e fazer mais exames. Homens também precisam ter seu sêmen analisado para verificar a quantidade e a motilidade dos espermatozoides.

 

3. “A acupuntura pode ajudar a regular o ciclo menstrual.

  • Os detalhes: A acupuntura tradicional é particularmente eficaz para ajudar a concepção, ajudando a regular a menstruação e tratando de doenças reprodutivas, como a síndrome do ovário policístico e a endometriose, assim como melhorar os parâmetros do esperma.
  • Ajuda na fertilidade: A explicação mais simples é que a acupuntura estimula a comunicação do corpo. Os pontos que escolhemos são exclusivos para cada indivíduo, e usamos os pontos para ajudar a complementar as deficiências, limpar as áreas onde há estagnação, fortalecer as áreas onde há fraqueza e corrigir as áreas em que as coisas não estão em equilíbrio. A conduta da acupuntura é única para cada pessoa, e realmente depende de suas circunstâncias. É normal fazer o tratamento durante vários ciclos menstruais. Seu médico pode recomendar a melhor conduta para você.