Fertilidade > Gestante > Sintomas de Gravidez

Existe idade limite para engravidar?

Por Redação Doutíssima 09/07/2013

gravidez tardia

A cada ano, o número de gravidez tardia aumenta no mundo todo. Até que idade podemos decentemente realizar o desejo de ter um filho?

 

A atriz de 46 anos de idade, Halle Berry anunciou há alguns meses atrás que estava grávida de seu segundo filho. Uma verdadeira surpresa que reabre o debate: a atriz não ultrapassou o “limite de idade” para se tornar mãe?

O número de nascimentos tardios é cada vez maior. O tempo e a mudança de prioridades das mulheres tem sido o fator fundamental para esta mudança. Entre os estudos, com a crise, o desejo de construir uma carreira ou de investir em viagens, as mulheres não têm o tempo e o desejo de ser mãe, antes de ter construído solidamente suas vidas.

Leia também: Os problemas para engravidar mais temidos

 

Quais são os riscos de uma gravidez tardia?

Aos 35 anos, a fertilidade diminui. O sucesso em conceber uma criança pode levar vários meses ou mesmo anos. Algumas mulheres, então, recorrem à fertilização in vitro ou tratamentos hormonais, mas pode levar um longo tempo antes de finalmente engravidar.

Em alguns casos, pode mesmo ser que isto nunca aconteça. Psicologicamente isso é muito difícil de suportar. Além da dificuldade no que diz respeito à fertilização, os riscos físicos são também mais elevados durante a fase final da gravidez.

Depois dos 35 anos, o risco de trissomia 21 aumenta. Cesarianas, partos prematuros e abortos espontâneos são mais comuns. Com a idade, a mãe também pode ter problemas de saúde mais comuns como diabetes gestacional ou hipertensão. É importante acompanhar de perto a mãe para minimizar as complicações.

Confira: 10 Principais cuidados na gravidez

 

O limite de idade em questão

gravidez casal

Aos 40 anos, a probabilidade de uma mulher ter um filho é em torno de 6%, após 45 anos, a fertilidade é quase zero, mas realmente não há limite de idade para engravidar (lembre-se da mãe suíça de 66 anos), mas também os problemas de saúde que podem causar a gravidez da mãe e do bebê do ponto de vista da ética. Depois de uma certa idade, querer uma criança não é egoísta? Na verdade, uma mãe de 50 anos no momento do seu parto, ela vai assumir a plena responsabilidade por seu filho? Ter um filho, sim, mas dentro de uma idade razoável. Resta definir a idade razoável com o seu médico.

Saiba mais: 10 dicas para mães de primeira viagem

 

Fonte: Neuf Mois