Fertilidade

Entenda as causas da infertilidade masculina e formas de tratamento

Por Redação Doutíssima 03/07/2014

Existem muitos fatores que podem causar a infertilidade masculina, porém a principal causa da redução do potencial fértil dos homens é uma doença chamada varicocele. Ela acomete os vasos testiculares e é responsável por 40% dos casos de infertilidade masculina primária.

Diferencie infertilidade masculina de esterilidade

Vale lembrar que a infertilidade masculina é diferente da esterilidade. A infertilidade é a incapacidade de engravidar uma mulher após ter relações sexuais frequentes sem sucesso. Porém, a esterilidade é a incapacidade definitiva.

Em casos de infertilidade, homem deve buscar auxílio médico para o tratamento. Foto: Shutterstock

Em casos de infertilidade, homem deve buscar auxílio médico para o tratamento. Foto: Shutterstock

Causas da infertilidade masculina e da mulher

Muitas vezes a infertilidade é do casal e não apenas do homem. São causas específicas de infertilidade fatores como a idade do homem e da mulher, frequência e técnica do coito, uso de lubrificantes vaginais e passado de doenças sexualmente transmissíveis.

Também podem ser citadas como causas a exposição a produtos tóxicos ambientais ou a certos medicamentos, coexistência de algumas doenças e problemas na formação, no transporte ou na ejaculação dos espermatozoides.

Tratamento da infertilidade masculina

A primeira medida que deve ser tomada é procurar um especialista. Atualmente, existem vários tratamentos para a infertilidade masculina, dependendo de cada caso.

Os tratamentos podem ser divididos em procedimentos cirúrgicos ou procedimentos clínicos, como relação sexual programada, inseminação intra-uterina e FIV (fertilização in vitro). Em muitas situações, há mais de uma opção de tratamento e tudo irá depender de fatores como a idade do casal, o tempo de infertilidade e o desejo de ambos de ter um filho.

O tratamento cirúrgico em relação ao homem é indicado em quadros de varicocele. Para diagnosticar esta doença, o médico realiza um exame físico. O indivíduo fica em pé, assopra a mão com força e o profissional apalpa as veias que, pela própria anatomia do testículo, ficam mais dilatadas do lado esquerdo.

Além disso, quando não há espermatozoides no sêmen ejaculado, também são necessários procedimentos cirúrgicos para a coleta dos espermatozoides do testículo (punção do testículo ou microdissecção do testículo) ou do epidídimo. É importante destacar ainda que o estresse também pode atrapalhar o tratamento da infertilidade masculina.

Além da presença de doenças especificamente relacionadas à fertilidade, é importante ressaltar que os hábitos de vida pouco saudáveis também afetam negativamente a produção de espermatozoides.

Entre eles, estão o tabagismo, o uso de drogas recreativas (maconha, cocaína), o uso de anabolizantes (testosterona), exercícios físicos em excesso, obesidade, exposição a produtos tóxicos e à poluição, estresse e má nutrição.

Espermograma identifica infertilidade masculina

O espermograma é um exame realizado para avaliar a quantidade de esperma que o homem ejacula durante uma relação sexual. Neste exame, se avaliam o volume de esperma e a quantidade, a qualidade e a capacidade móvel dos espermatozóides nele contidos.

Para realizar o espermograma, o homem deve estar em abstinência sexual de dois ou três dias. A concentração mínima necessária para ocorrer uma fecundação é 20 milhões de espermatozóides por um mililitro de esperma.

Quando o valor for inferior, a probabilidade de fertilização fica comprometida, mas a fecundação ainda pode ser realizada por meio das técnicas de beneficiamento de sêmen e de fertilização assistida, dependendo da causa da infertilidade masculina.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Infertilidade masculina: mitos e verdades

5 coisas que acabam com a libido do casal

10 surpreendentes benefícios do sexo para a saúde

Quais são os melhores exercícios para a gravidez

Conheça as leis sobre sexo mais incomuns do mundo

A dieta pode afetar o sexo do bebê?

Dúvida do leitor: corrimento na gravidez prejudica o bebê?