Filhos

Veja dicas para viajar com bebes em segurança

Por Redação Doutíssima 23/12/2014

Além de uma necessidade, viajar com os filhos é um prazer, pois é possibilitar que eles comecem a conhecer coisas novas e possam ver o mundo de forma diferente. Mas viajar com bebês requer muito cuidado para que tudo corra bem e em segurança.

 

No caso das viagens de férias mais longas quando a opção de meio de transporte é o avião, algumas medidas são necessárias para evitar dores de cabeça.

Viajar com bebês em avião exige muito cuidado

O que já foi bem mais confortável e até mesmo uma forma luxuosa de viajar, passar a ter problemas e se tornar desconfortável, especialmente se você exige qualquer cuidado diferente, como viajar com bebês.

 

viajar com bebês

Com algumas dicas simples de serem seguidas, sua viagem pode ser segura. Foto: iStock, Getty Images

 

As poltronas estão cada vez menores, estreitas, e mais próximas a do vizinho, tanto o da frente quanto o do lado. Além disto, as imensas filas para check-in e embarque são um ponto negativo para quem tem criança pequena.

 

Com tanta espera e tempo que se passa no aeroporto, é preciso preparar a bolsa do bebê com papinha, mamadeira, fraldas, roupinhas adequadas para variação de temperatura,, brinquedinhos e encontrar uma dose extra de paciência.

 

Se para os adultos é chato ficar esperando, para as crianças o tempo parece uma eternidade. E eles ficam aborrecidos e nesta hora tem que entrar a sua paciência em ação. Os fraldários dos aeroportos geralmente possuem boa estrutura e até berços para que o pequeno possa relaxar um pouco.

 

Quando for comprar a passagem, busque os assentos que têm divisórias imediatamente à frente, como os assentos bem da frente e no meio da aeronave. Estes locais oferecem mais espaço para as pernas e pés, dando mais facilidade aos pais em atender o seu filho.

 

Avalie a possibilidade de comprar um assento extra para acomodar e ter mais espaço para o bebê.

 

Além de muito mais confortável para a criança, evita-se o transtorto ocasionado por muitas pessoas que ficam incomodadas com crianças chorando ou fazendo birra e ele estando no colo, fica diretamente ao lado da pessoa. O bebe sem espaço também fica irritado e aumenta o transtorno.

 

Além disto, para viajar com bebês é preciso saber que muitos incidentes podem ocorrer durante o voo, como vômito e necessidade de troca de fraldas. Nestas condições, ter mais espaço vai ser muito importante para evitar maiores transtornos.

 

Algumas aeronoves e companhias possuem uma espécie de berçinho que pode ser acoplado à parede e serve para bebes pequenos. Pergunte se a companhia ou avião que vocês irão utilizar possui e solicite o acessório.

 

Viajar com bebês no colo não é adequado

Para viajar com bebês com segurança também é preciso lembrar que o mais adequado é não viajar no colo dos pais. Pesquisas indicam que na ocorrência de algum acidente com o avião, a chance de acontecer algo grave e até a morte, é muito maior para a criança conduzida no colo que para alguém sentado com o cinto de segurança.

 

O mesmo se pode dizer no caso das turbulências, onde a indicação é que todos fiquem sentados e com o cinto atado. Viajar com bebês no colo aumenta o risco de causar um traumatismo à criança. Por isso, o ideal é manter a criança no dispositivo adequado para a sua idade e em assento próprio.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!