Filhos

Hora de brincar: 7 atividades para crianças se divertirem muito

Por Redação Doutíssima 30/06/2014

As brincadeiras fazem parte da infância. Alguns estudos comprovam que as crianças já nascem sabendo brincar. Através de algumas atividades para crianças, elas podem ir além e ali encontrar uma forma de expressão.

Atividades para crianças: o melhor da infância

Muitas vezes, com a correria do dia a dia dos pais e com o acúmulo de atividades depois do horário da escola, os pequenos podem perder o melhor da infância, que é descobrir, curtir e se divertir com atividades para crianças.

Pais devem estimular atividades dos filhos, despertando ideias e participando. Foto: Shutterstock

Pais devem estimular atividades dos filhos, despertando ideias e participando. Foto: Shutterstock

Atividades para crianças interagirem

A psicopedagoga Priscila Knak afirma que as atividades para crianças têm um papel muito além da recreação. Para ela, a brincadeira é uma forma da criança ter uma interação e uma socialização com o mundo exterior. “Quando brinca a criança está aprendendo a conviver com regras, representar o mundo dos adultos, expressar seus sentimentos, seus medos e angústias”, diz.

Priscila entende ainda que não existe a melhor brincadeira, mas que, ao brincar, seja individualmente, em grupos ou até mesmo em família, a criança está sendo estimulada a enfrentar e vencer desafios. “Nosso dever, como adultos, é proporcionar momentos de brincadeiras às crianças e instigá-las a brincar de diferentes formas”, avalia a psicopedagoga.

Adultos devem estimular atividades para crianças

Dessa forma, adultos devem estimular as atividades para crianças, despertando ideias e as questionando e incentivando para que elas mesmas encontrem as soluções para os problemas que possam surgir durante a brincadeira.

Conforme Priscila, no consultório psicopedagógico, os jogos são utilizados como recurso para uma avaliação mais efetiva das dificuldades de aprendizagem, bem como o diagnóstico e as possíveis intervenções.

7 atividades para crianças

Conheça 7 atividades para crianças que irão fazer seu filho se divertir e ainda fazer muito bem para o seu desenvolvimento.

1. Amarelinha: uma das mais famosas atividades para crianças é desenhar no chão um diagrama com quadrados e numere de 1 a 10 e, no topo, um arco representando o céu. Comece a brincadeira atirando uma pedrinha na casa 1 e vá passando pelas demais casa, sem pisar naquela que está a pedrinha. Mas atenção, não pode pisar fora do quadrado!

2. Morto vivo: quando o mestre gritar “morto”, os participantes agacham e, quando gritar “vivo”, os participantes ficam em pé. O mestre pode alternar, acelerar e reduzir a velocidade de cada pedido. Quem errar, sai da brincadeira. Quem conseguir ficar até o final, vence.

3. Arranca rabo: é preciso pendurar um lenço na parte de trás da calça de cada participante. Ao sinal, todos correm tentando arrancar o lenço dos outros participantes. Vence quem conseguir juntar mais lenços, sem perder o seu.

4. Elefantinho colorido: o pegador fala “elefantinho colorido” e os demais perguntam: que cor? Então, o pegador escolhe uma cor e todos deverão tocar em algo dessa cor para ficarem salvos. Caso contrário, poderão ser pegos.

5. Caça ao tesouro: deixe uma prenda em algum lugar da casa. Em outros locais, deixe pistas sobre onde está a prenda, ou o tesouro. Uma pista deve levar a outra e, por fim, chegará à última, que será o prêmio.

6. Gato mia: em um quarto escuro, todos os participantes se escondem e um deles deve ser o pegador, que ficará de olhos vendados. Ao encontrar alguém, quem for tocado deverá miar. Se o pegador acertar quem miou, ela sai da sala.

7. Boliche: com garrafas PET, faça três fileiras de quatro garrafas. Com uma bolinha, quem derrubar mais garrafas, ganha.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!