Gestante

Os chutes do bebê durante a gravidez

Por Redação Doutíssima 26/01/2014

chutebebe

Fetos são apenas seres humanos. Assim como nós, eles têm dias “animados”, se estivessem chutando seus calcanhares (e cotovelos e joelhos), e dias mais “calmos”, quando preferem descansar e ficar “na deles”. Na maioria das vezes, sua atividade está relacionada com o que você esteve fazendo. Como bebês fora do útero, os fetos são embalados pelo balanço. Então, quando você estiver em movimento durante todo o dia, o bebê tende a ser acalmado pelo ritmo de sua rotina, e é provável que você não o note muitos chutes – em parte porque o bebê se acalmou, em parte porque você está muito ocupada. Assim que você desacelerar ou relaxar, ele se sente compelido a agir (um padrão dos bebês, infelizmente, eles tendem a continuar, mesmo depois de nascidos). É por isso que você está mais apta a sentir o movimento fetal na cama à noite ou quando você está descansando durante o dia.

A atividade também pode aumentar depois que você teve uma refeição ou lanche, talvez em reação ao aumento de açúcar no seu sangue. Você também pode perceber o aumento da atividade fetal quando você está animada ou nervosa – por exemplo, ao fazer uma apresentação – possivelmente porque o bebê está estimulado pela sua resposta à adrenalina.

 

Quando o bebê começa a chutar?

Os bebês são realmente mais ativos entre as semanas 24 e 28, quando são suficientemente pequenos para a “dança do ventre”, cambalhota, chutar e fazer uma aula de aeróbica completa em sua espaçosa casa dentro do útero. Mas os seus movimentos são irregulares e geralmente breves, de modo que nem sempre são sentidos por uma futura mamãe ocupada, embora sejam visíveis no ultrassom. A atividade fetal geralmente se torna mais organizada e consistente, com períodos mais claramente definidos de descanso e atividade, entre as semanas 28 e 32. E é sentida definitivamente mais tarde e menos enfaticamente, quando há uma placenta na frente, bem no meio do caminho.

Não fique tentado a comparar as suas observações sobre o movimento do bebê com o de outras mulheres grávidas. Cada feto, como cada recém-nascido, tem um padrão individual de atividade e desenvolvimento. Alguns parecem sempre ativos, outros principalmente tranquilos. A atividade de alguns fetos é tão regular que suas mães podem regular seus relógios por causa deles, em outros não há nenhum padrão de atividade perceptível. Enquanto não houver uma desaceleração radical ou cessação de atividade, todas as variações são normais.

Não é necessário manter o registro dos chutes do seu bebê até a semana 28.