Gestante

Dúvida de Sandy pode ser sua: como decidir pelo parto normal ou cesárea?

Por Redação Doutíssima 07/07/2014

A cantora Sandy teve seu bebê recentemente, realizando a cesárea como parto. Sandy agora é mamãe de Theo, filho dela com o músico Lucas Lima. Batizado de Theo Scholles Lima, o menino nasceu com 48,5 centímetros e pesa 2,9 quilos. Conforme a cantora, a cesariana foi bastante tranquila.

Sandy foi favorável ao parto normal

Sandy chegou a dar entrevistas durante a gravidez, se dizendo favorável ao parto normal. A escolha da cantora para o nascimento de Theo, contudo, representa 52% das opções das futuras mamães pela cesariana no Brasil, conforme o Ministério da Saúde. Deste total, 82% dos partos são feitos na rede privada e 37% na rede pública.

sandy

Entre as gestantes brasileiras, 52% delas optam pela cesariana para o parto. Foto: Shutterstock

Dúvida de Sandy e de muitas mulheres

Algumas das cesáreas acontecem por ordem médica, embora, em outras, as mães desconsideram o parto normal por medo da dor ou em busca de um processo mais rápido. Ainda que tenha se manifestado em favor do parto normal e optado pela cesárea, Sandy não deu mais detalhes sobre a escolha.

Especialistas entendem que o melhor parto é aquele em que a mãe e o bebê se saem bem, e desde que haja condições normais como a contração, o útero dilatado e a criança esteja encaixada de forma correta. Por isso, inicialmente recomendam o parto normal como a melhor opção.

Faça como Sandy: se informe sobre o parto

Se você deseja saber mais sobre os tipos de partos e optar por algum, faça como a cantora Sandy, que tirou suas principais dúvidas com relação a cada um deles. Para ajudá-la nesta caminhada, confira algumas informações:

1. Como é feita a cesariana: esta foi a escolha final da cantora Sandy. A cesariana corresponde a um procedimento cirúrgico em que se faz uma anestesia, raquiana ou peridural. Ambas são aplicadas nas vértebras das costas.

Como a peridural costuma demorar mais para fazer efeito e as mulheres sentem a movimentação durante a cirurgia, é mais comum o uso da raquiana. Após, é realizada uma sondagem, uma limpeza especial (antissepsia) e uma incisão por sete camadas até chegar ao bebê.

Alguns casos exigem a realização da cesariana e não dá para ser completamente a favor de um ou de outro. Torna-se necessária uma avaliação médica antes de se indicar a cesariana, que é comumente realizada em casos como quando o bebê está sentado, ocorreu o descolamento da placenta ou nas gestações em que a criança é muito maior que a pelve da mãe.

2. Como é feito o parto normal: o parto normal envolve um trabalho com contrações sentidas na hora certa. A partir daí, o médico segue avaliando a dilatação do colo do útero, que deve chegar a 10 cm. Caso o espaço seja insuficiente para o bebê passar, opta-se pelo corte cirúrgico na região perineal.

Ao verificar que o colo esteja completamente dilatado e as contrações estiverem fortes, as paredes do útero farão uma pressão e, com auxílio da mãe, a criança será impulsionada para fora.

Há uma série de motivos pelos quais o parto normal é o mais indicado por especialistas, principalmente quando a gravidez não apresenta complicações. Além de evitar problemas respiratórios para o bebê, esse procedimento também traz benefícios para as mães.

A quantidade de sangramento em um parto normal é muito menor que a cesariana, diminuindo as chances de infecção. Também a recuperação é mais rápida e permite que a mulher fique mais independente para levantar e cuidar do bebê.

Em geral, a cesariana é realizada em uma hora, enquanto que o parto normal tende a variar e pode durar até 15 horas, quando feito pela primeira vez. Parto normal pode ser feito com anestesia e a ideia de que a mãe precisa sofrer todas as dores do parto não é real. De acordo com obstetras, pode-se aplicar uma anestesia combinada, misturando a raquiana e a peridural em dosagem menor, aliviando o desconforto.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Como é feito o parto na água

Momento delicado: saiba mais sobre o diabetes gestacional e a hora do parto

Veja 8 Dicas para emagrecer rápido depois do parto e e recupere a sua boa forma

Saiba identificar os sinais de parto prematuro e diminua os riscos de problemas para o seu bebê