Especialidades

Novo método de atendimento para dores na lombar e cervical

Por Mayara Pinheiro 27/01/2014

dor-costas-mulher

Hoje venho falar sobre um novo método de atendimento para pacientes com dores lombares e cervicais que promete trazer resultados maravilhosos.  Por isso hoje vou conversar com o fisioterapeuta Felipe Fantacini Masiero – Fisioterapeuta Especialista em Traumatologia e Ortopedia com Ênfase em Terapia Manual, e ele explicará um pouco mais sobre este novo método.

Saiba um pouco mais sobre este novo método

A dor lombar é a primeira queixa musculoesquelética, enquanto que a dor cervical é a segunda queixa no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) aproximadamente 80% dos indivíduos terão dor lombar pelo menos uma vez na vida. Em 2004, John Childs e colaboradores, propuseram um sistema de classificação para as disfunções da coluna cervical, enquanto que, em 1995, Dellito e colaboradores desenvolveram um sistema de classificação para as desordens da coluna lombar. Esse sistema de classificação foi fundamentado através de evidências científicas e vem se aperfeiçoando com os novos achados referentes às pesquisas.

Como são as divisões desses subgrupos para dor cervical e lombar?

O sistema de classificação de subgrupos é composto por 05 grupos homogêneos para dor cervical e 04 grupos para dor lombar. Com essa classificação o tratamento se torna mais rápido e específico para as desordens apresentadas pelo indivíduo. Os pacientes devem ser classificados em diferentes subgrupos que apresentem as mesmas características clínicas.

Os subgrupos de dor cervical são:

  • Hipomobilidade Cervical
  • Dor discogênica (Ex: hérnia de disco) e Radiculopatia
  • Instabilidade Cervical
  • Dor Aguda
  • Cefaleia Cervicogênica (dor de cabeça)

Na foto abaixo: Dr. Felipe aplica uma mobilização vertebral com o objetivo da restauração do movimento das vértebras – Subgrupo Hipomobilidade cervical

044

Os subgrupos de dor lombar são:

  • Hipomobilidade Lombar
  • Centralização
  • Tração
  • Instabilidade Lombar

Na foto abaixo Dr. Felipe aplica uma mobilização vertebral com o objetivo da restauração do movimento das vértebras – Subgrupo Hipomobilidade lombar

055

Como a fisioterapia irá atuar neste novo método?

O fisioterapeuta deve realizar uma avaliação bem criteriosa e, de acordo com os resultados, melhor classificar o paciente nos subgrupos para ter uma resposta rápida e efetiva ajudando-o a levar uma vida normal e sem dor.

Dr. Felipe como surgiu este seu interesse neste novo método?

O meu primeiro contato com este método foi através do curso de pós graduação no Centro Universitário Barão de Mauá em Ribeirão Preto em 2012. Quando fiquei sabendo que o o Dr. John Childs viria dar um curso sobre tratamento de dor cervical através da classificação de subgrupos em Campinas, não pensei duas vezes, fiz o curso e achei maravilhoso. Aprendi novas técnicas de avaliação e tratamento que ajudaram bastante meus pacientes.

Qual a diferença entre o método de atendimento tradicional para este de subgrupos?

Este método de subgrupos é diferente da fisioterapia tradicional, pois o tratamento se torna mais específico para a disfunção que o indivíduo se apresenta na clínica. Observei que além do tratamento ser mais específico a melhora da dor tem sido mais rápida quando comparada com a fisioterapia tradicional. Desde quando me formei na graduação, procurei fazer cursos na área da Terapia Manual. Na minha especialização conheci profissionais maravilhosos que ensinam técnicas de Terapia Manual com evidência científica, ou seja, há comprovações de que as técnicas funcionam e melhoram as difunções que as pessoas se apresentam.

Então é realmente vantajoso este método. E os pacientes? Quais são os relatos deles sobre este novo método?

Na minha prática clínica observo uma melhora logo nas primeiras sessões e em poucos meses o paciente volta a ter uma vida normal e sem dor. Meus pacientes têm adorado este novo método de tratamento. Em alguns casos o paciente chega com uma dor insuportável e quando acaba a sessão, essa dor está praticamente zerada, dependendo da dor do paciente o alívio é imediato.

Na foto abaixo: Paciente realiza movimentos de extensão para melhorar a dor – Subgrupo Centralização lombar.

022

Muito obrigada Dr. Felipe Fantacini Masiero por introduzir este novo método para nós!