Especialidades

Circuncisão: entenda o que é e tire suas dúvidas

Por Redação Doutíssima 31/07/2015

Na cultura da religião muçulmana, a circuncisão é um hábito comum. Esse é o motivo mais recorrente para realização da cirurgia. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 30% dos homens no mundo são circuncidados, sendo que 68% desses seguem o Islamismo.

 

O procedimento consiste na retirada do prepúcio, camada de pele que encobre a cabeça do pênis. Apesar de não ser obrigatório, muitos homens buscam a circuncisão por questões higiênicas ou problemas como a fimose.

 

Além disso, o Programa de Combate à AIDS da Organização das Nações Unidas (ONU) afirma que a realização da cirurgia ajuda a prevenir o HIV. Descubra a seguir quando ela é necessária.

circuncisão

De acordo com a OMS, 30% dos homens no mundo são circuncidados. Foto: Shutterstock

 

Fimose é tratada com a circuncisão

A palavra circuncisão tem origem latina e significa “cortar ao redor”. Na religiosidade, a cirurgia faz parte de rituais judeus e muçulmanos. No entanto, ela não é apenas uma prática cultural, mas também o principal meio de combater a fimose, uma condição na qual a pele do prepúcio é muito pequena para cobrir a glande.

 

O problema pode acontecer em qualquer idade, mas é mais recorrente após o desenvolvimento completo das genitálias, na faixa dos 20 anos de idade. A indicação da cirurgia é feita para combater o estreitamento da pele sobre o pênis, evitando que forme um anel e provoque dor.

 

Para garantir a higiene correta do órgão masculino e possibilitar uma boa vida sexual, a circuncisão é feita para que a glande fique exposta corretamente. Além disso, inflamações no prepúcio são tratadas com pomadas e medicamentos orais, mas se não houver solução, a cirurgia é realizada para melhorar a condição.

 

A prevenção da fimose e outras doenças ou infecções que envolvam o prepúcio é feita principalmente através da higiene íntima. Durante o banho é importante expor a glande e lavar com água e sabonete, sempre enxaguando depois. A cabeça do pênis deve permanecer limpa e seca. Antes e depois do sexo, a genitália também deve ser higienizada.

 

Saiba como é feita a circuncisão

Apenas o médico pode recomendar a cirurgia de remoção do prepúcio. Avaliar as necessidades do procedimento é fundamental, pois ele não pode ser revertido.

 

Depois de identificado o problema que exige a circuncisão, o médico determina a quantidade de pele que será removida. Geralmente, o material eliminado chega até o anel de estreitamento. Somente é deixado o tecido necessário para que as secreções não se acumulem e impossibilitem a higiene.

 

No total, a cirurgia leva de 40 a 60 minutos. É feita no hospital, com uso de anestesia local ou sedação, dependendo do paciente. Após o procedimento, não há necessidade de internar e a pessoa recebe orientações para continuar o tratamento em casa.

 

No pós-operatório, é necessário tomar cuidados com o corte e os pontos. Podem ocorrer inchaço e dor nos dias que sucedem a cirurgia. Para aliviar os sintomas, o médico administra analgésicos e medicações leves.

 

Não é necessário retirar os pontos, pois eles são absorvidos sozinhos. Durante 30 dias, porém, é necessário evitar o sexo e a masturbação. Ereções devem ser controladas até que a cicatrização esteja completa. Por isso, compressas de gelo são aplicadas no pênis sempre que ocorrer excitação.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!