Dica do Nutricionista

Descubra os sintomas da falta de ferro na sua dieta

Por Redação Doutíssima 30/01/2014

O ferro é um mineral extremamente importante para o bom funcionamento do nosso organismo. A carência desse elemento pode causar diversas doenças no corpo como a anemia, anorexia, sensibilidades ósseas , temperaturas baixas, irritabilidade e problemas de crescimento.

boy and vegetables

O excesso de ferro também pode causar sérios problemas na sua saúde. O excesso é conhecido como hemocromatose, ele ocorre quando o seu organismo absorve o mineral em grande quantidade e a sua alimentação geralmente é rica de ferro. Mas a deficiência é muito mais comum, conhecida como anemia.

Quando ocorre a carência do ferro no corpo humano, a hemossiderina e a ferritina são depletadas até mesmo antes do estabelecimento da anemia. Quando a doença vai se desenvolvendo, os pacientes vão apresentando os primeiros sintomas dessa deficiência, sintomas como:

  • Cansaço extremo
  • Indisposição
  • Pele pálida
  • Dores de cabeça
  • Sonolência e lentidão muscular
  • Fraqueza

Os próximos sintomas a aparecerem são:

  • Estomatite
  • Fios de cabelo enfraquecidos, finos e secos
  • Ressecamento de pele
  • Perda de apetite

A deficiência do ferro nas crianças é muito significativa. Os sintomas são evidentes, por exemplo, irritabilidade, lentidão das funções cognitivas e perda de apetite.

É preciso aumentar a ingestão de ferro tanto no adolescente quanto no adulto. O aumento pode fazer uma grande diferença no rendimento na escola e no emprego. A deficiência do mineral provoca uma diminuição na capacidade mental, afetando a memória e a capacidade de aprendizagem.

O cérebro não é o único afetado com a falta do mineral. As pessoas idosas e as mulheres grávidas precisam de atenção especial também. Se as reservas de ferro estiverem baixas durante a gravidez, o bebê pode ser afetado em seu desenvolvimento cerebral, pois as necessidades do feto são cada vez maiores. A razão dos idosos sofrerem da deficiência é associado ao fato de seu sistema digestivo não absorver de forma igual o ferro presente nos alimentos.

Por isso, se apresentar alguns dos sintomas listados acima, procure o seu médico imediatamente. O médico vai precisar medir a sua taxa de hemoglobina com base nas análises sanguíneas. Dessa forma ele será capaz de detectar um risco de deficiência do ferro ou um desenvolvimento de anemia.

Alimentos-ricos-em-ferro-alguns-por-dia

Se o médico encontrar os seus níveis de ferro muito baixos na corrente sanguínea, ele pode indicar uma suplementação de ferro através de 1 ou 2 comprimidos durante alguns meses para as pessoas que tenham sofrido de alguma hemorragia. Pois o intestino não consegue absorver uma quantidade excessiva de ferro aumentando as chances de prisão de ventre.

Para combater os sintomas da falta de ferro, o consumo de alimentos ricos do mineral é aconselhado. Alimentos de origem animal, e também frutas ricas em ferro como damasco seco, ameixa preta seca e morangos.