[the_ad_group id="16401"]
Filhos

5 Dicas de livros para ler com o seu filho

Por Redação Doutíssima 04/02/2014

photos.demandstudios.com%2Fgetty%2Farticle%2F77%2F41%2F89791847Existem alguns livros que não podem passar batido e devem ser conhecidos por todas as crianças. São os livros infantis e infanto-juvenis que marcaram época, impactando gerações e que persistem até os dias de hoje fazendo parte do aprendizado dos brasileiros. Atemporais, eles marcam nossas vidas e podem ser lidos e relidos inúmeras vezes sem deixar de ser interessantes e de nos cativar, independente da idade. Que tal apresentar alguns destes livros para o seu filho? O Doutíssima preparou uma lista de livros que encantam crianças e adultos. Com certeza você também tem a sua lista de favoritos. Será que eles estão aqui? Leia, divirta-se e descubra quais são os melhores livros para ler com o seu filho!

 

2sitio_do_pica_pau_amarelo_monteiro_lobato_na_GloboSítio do Pica-pau Amarelo

Um grande clássico brasileiro, criado nos anos 1920 por Monteiro Lobato, um de nossos escritores mais importantes. Talvez seja inútil detalhar, mas trata-se de uma série de mais de 20 livros protagonizados por Narizinho e Pedrinho, envolvendo temas do folclore brasileiro e o mundo de fantasia em um cenário rural. O Sítio do Pica-pau Amarelo é a fazenda onde moram Narizinho, Pedrinho, a boneca de pano falante Emília, Dona Benta, Tia Anastácia e vários personagens da cultura popular brasileira, como o Saci e a Cuca. Há quase um século vem encantando multidões pelo Brasil e pelo mundo afora, tendo também sido transformado em série de TV na década de 1970, com remake nos anos 2000.

 

 

O Menino Maluquinho

Mais um dos grandes clássicos brasileiros, livro do cartunista brasileiro Ziraldo, O Menino Maluquinho, publicado em 1980, conta a história de um garoto arteiro, agitado e inteligente que aprontava e criava tanto que passou a ser chamado de “Menino Maluquinho”. Ele escrevia poemas, compunha melodias e fazia confusão com a mesma facilidade. Com sua turma, ele vive várias aventuras e apronta muito, mas também espalha alegria por onde passa. Falante, adora uma boa conversa, ainda mais com sua melhor amiga, a empregada Irene. Trata-se de uma história simples, sobre ser feliz, ser livre, ser criança.

 

Meu Pé de Laranja Lima

O livro é uma das obras brasileiras mais conhecidos de todos os tempos. Criado por José Mauro de Vasconcellos, em 1968, faz parte da vida e da lembrança de muitas pessoas. Meu Pé de Laranja Lima conta a história de Zezé, um garoto esperto e levado cuja família passa por problemas financeiros. Ao mudarem-se para uma casa menor, longe de seus amigos, Zezé encontra no pé de laranja lima um amigo, passando a cuidar dele, observar seu crescimento e protegê-lo. Trata-se de uma parábola sobre aprendizados, a perda da inocência e o amadurecimento. Assim como a árvore, Zezé nunca voltará a ser o mesmo após este encontro.

 

pqno pcpO Pequeno Príncipe

A obra prima do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, publicada em 1943, figura com certeza entre os maiores clássicos da literatura mundial. O livro conta a história do encontro de um menino com um solitário aviador isolado no deserto do Saara após uma pane em seu avião. Logo o piloto descobre que o jovem não é desse mundo, mas sim de um pequeno planeta, do tamanho de uma casa. O piloto se sentia incompreendido pelas outras pessoas, mas conseguia se comunicar e aprende muito com o Pequeno Príncipe, que lhe ensina a admirar as coisas simples da vida. É um livro essencial para pessoas de todas as idades pela beleza e profundidade da história, que ensina o valor da sensibilidade.

 

As Aventuras de Tintim

Muitas pessoas conhecem o filme de animação lançado no Brasil em 2011, mas poucos sabem que, na verdade, As Aventuras de Tintim se trata de uma inteligente série em quadrinhos do cartunista belga Hergé, lançado em 1929, que figura entre os livros infantis mais vendidos na Europa e conta a história de Tintim, um jovem jornalista investigativo de espírito aventureiro. Acompanhado de seu cachorro Milu, Tintim ajuda a desvendar mistérios e crimes muitas vezes arriscando-se e sendo salvo por seu amigo canino. O melhor amigo de Tintim, o capitão Archibald Haddock, faz o contraponto com a bondade e o idealismo do repórter, com seu humor sarcástico e comentários ácidos. A tirinha era apresentada em capítulos semanais e publicada em livro ao final da historia.


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]