Especialidades

Luxação de patela ! Sabe o que é uma luxação de patela? Nós te explicamos o que é e como tratar!

Por Redação Doutíssima 05/04/2014

luxação de patela

Sabe o que é uma luxação de patela? Nós te explicamos o que é e como tratar!

Luxação de patela, ou luxação patelar se trata de uma desarticulação que ocorre na patela ou rótula de modo que ocorre um destroncamento ou deslocamento de um osso de sua respectiva articulação. Tal luxação costuma ser traumática quando ocorre ruptura dos ligamentos e se não ocorrer um tratamento adequado poderá resultar em uma patologia. Mas o trauma poderá ser de pequena gravidade na ocorrência de uma simples torção. Nesses casos, os sintomas que a pessoa poderá apresentar são dor, sensibilidade e inchaço no joelho e frouxidão na patela. Muitos casos podem acontecer devido a fatores preexistentes que favorecem uma luxação como certa hipermobilidade da articulação, mal formação da rótula ou mesmo uma torção externa tibial.
Quando ocorre uma lesão desse tipo, o mais recomendável é se dirigir a um médico para averiguar o que se trata e realizar o diagnóstico correto para ver se trata de um trauma de pouca ou muita gravidade para realização do tratamento devido. Tal problema pode ocorrer em qualquer pessoa mas é mais comum em mulheres. Além de exames físicos são realizados exames radiológicos para se chegar ao diagnóstico correto de forma a favorecer o melhor planejamento para o tratamento a se realizar com a pessoa lesionada.

Como tratar uma luxação de patela?

luxação de patela

O tratamento consiste em reforço muscular dos músculos que envolvem a patela para servir de modo conservador da região para evitar tal lesão de forma reincidente e melhorar a mobilidade e devolver a confiança no passo com a estabilidade da patela ou rótula. Se tal resultado não for alcançado com os exercícios físicos, pode se utilizar artigos ortopédicos como joelheira que estabiliza a rótula na posição correta. Uma vez que a lesão não responda aos tratamentos realizados, pode-se fazer valer a realização de uma cirurgia.

Mas esse tipo de lesão poderá ser evitada e a seguir segue algumas considerações como dica para que se evite tal problema com a patela:

Uma forma de prevenção bem eficaz se trata de reforço muscular com treinamentos para esse fim que pode fortalecer a musculatura não apenas dos músculos em vota da rótula mas também de todas as articulações do corpo.

O reforço muscular é bem indicado para aquelas pessoas que possuem hipermobilidade da rótula e joelhos dispostos em X e para todas as pessoas que praticam esportes diversos e estão sujeitos a qualquer tipo de torção das articulações.

Um condicionamento adequado não tornará qualquer pessoa imune a esse tipo de lesão mas poderá evitar a sua ocorrência e um condicionamento adequado pode ser útil não só para a prática esportiva mas também para o dia a dia de qualquer pessoa.

 

luxação de patela

Uma vez que se tenha uma luxação grave, pode ocorrer de se ter novamente, algo muito comum principalmente em pessoas mais jovens e realizando a prevenção pode-se evitar o transtorno de uma lesão desse porte que poderá atrapalhar um pouco as atividades esportivas e físicas de um modo geral. Logo, é bom prevenir desde cedo com realização de exercícios físicos e de musculação de forma moderada para o fortalecimento dos músculos e, dessa forma, favorecer um físico saudável mais preparado para qualquer imprevistos pois, desses, ninguém na vida está imune.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Saiba mais sobre os benefícios da ioga para quem tem problema nos joelhos

Cuidados para evitar a dor no joelho após exercícios físicos

Guia da Artrose do Joelho

Lesões do joelho no esporte: ortopedista explica tudo o que você precisa saber

É possível fazer exercícios mesmo quando se está com dores no joelho

Entenda a condropatia (joelho de corredor) e saiba como tratar

Como proteger seu joelho das lesões do esporte