Esporte

BENEFICIOS DA IOGA : Saiba mais sobre os benefícios da ioga para quem tem problema nos joelhos

Por Redação Doutíssima 14/03/2014

Nossa articulação do joelho é um local comum de lesões articulares agudas ou crônicas que podem alterar de forma significativa as atividades diárias normais, uma vez que desempenha um papel fundamental na manutenção da mobilidade suave do membro. A dor crônica no joelho pode ser uma consequência de alguma lesão do joelho moderada ou grave, ligamentos, músculos, cavidade articular ou outros elementos do tecido conjuntivo.

Uma série de estudos médicos e pesquisas científicas sugerem que a causa mais comum de dor no joelho é a osteoartrite. De acordo com estudos, a prevalência global de do no joelho varia significativamente em diferentes populações. Foi selecionado aleatoriamente uma amostra de 6.880 indivíduos com faixa etária bastante variável ( de 25 a 74 anos) com base em três indicadores clássicos de osteoartrite. Após o estudo, foi concluído que:

A prevalência global de dor na população estudada foi de 14,6%. Alterações ósseas foram relatadas em uma quantia consideravelmente menor (3,6%). O teste médico revelou que 25,6% de toda a população tem algum grau de artrite.

De acordo com as recomendações e diretrizes do Colégio Americano de Reumatologia (ACR), opções não-farmacológicas são muito mais superiores e eficazes para o alívio da dor no joelho quando comparado com opções farmacológicas ou cirúrgicas. Embora os exercícios e posturas diferentes são recomendados pela maioria dos profissionais de saúde, hoje, pouco se sabe sobre as posturas ou poses reais e seus benefícios terapêuticos. A prática de ioga pode ser uma boa solução, veja aqui uma lista eficaz de exercícios para aliviar a dor no joelho através dos benefícios da ioga.

Aliviando dor no joelho com os benefícios da ioga

 

Posição guerreiro

 

benefícios da yoga

 

Esta posição alivia a dor crônica no joelho devido a doenças ósseas inflamatórias ou degenerativas. Para aproveitar dos benefícios da ioga para o seus joelhos, siga os passos:

– Fique na frente de uma parede e coloque as mãos na parede ( ao nível do ombro)

– Leve o pé esquerdo um passo mais perto de modo que os dedos dos pés estão tocando parcialmente a parede ou pelo menos esticada no sentido para a frente.

– Estique ou estenda o seu braço ( braço direito ao longo do membro direito e braço esquerdo ao longo do membro inferior esquerdo.

– Dê dois passos para trás de seu pé direito e flexione um pouco o joelho esquerdo.

– Prenda a respiração durante pelo menos 15 segundos e, em seguida, estenda o seu membro esquerdo para repetir o exercício com o seu membro inferior direito.

 

Makrasana

 

benefícios da yoga

 

Para desfrutar dos benefícios da ioga com este exercício siga os seguintes passos:

– Sente-se em uma esteira limpa em posição de lótus.

– Dobre as pernas gradualmente e suavemente, use seus dedos para segurar os dedões dos respectivos pés, mantendo a posição de seus membros inferiores, tente deitar no chão, estendendo a sua volta.

– Toque no chão com a cabeça, mantenha a posição por alguns segundos e sente na posição original.

 

Tadasana

 

benefícios da yoga

 

Esta postura de yoga ajuda na nutrição ideal do seu joelho. Siga os passos:

– Posicione-se em linha reta e coloque os pés no chão bem firme.

– Mantenha os músculos das costas retas e mantenha a respiração lenta.

– Mantenha a respiração constante ( inalando do seu nariz e expirando a partir da boca)

 

Triângulo

 

benefícios da yoga

 

Esta posição é um clássico e nos mostra um dos benefícios da ioga.

– Posicione-se em linha reta e estenda as pernas.

– Equilibre seu corpo, estabilizando seus músculos e articulações.

– Agora estique o braço direito no ar, enquanto, ao mesmo tempo, tente tocar o chão com a mão esquerda.

– Mantenha o seu corpo nessa postura por alguns segundos e solte suavemente.

– Repita a pose com a mão direita no chão e braço esquerdo no ar.

 

Um dos benefícios da ioga é aliviar a dor no joelho e o desconforto pelo fortalecimento e estabilização da articulação do joelho. No entanto, se você tiver uma pressão indevida, stress ou tensão em qualquer parte da articulação do joelho, você pode parar o exercício e executar poses alternativas para evitar qualquer prejuízo.

 

 

Fórum de Discussão Doutíssma tem como objetivo propiciar o compartilhamento e troca de experiências entre os usuários, além de ser fonte para a busca de informações e esclarecimentos de dúvidas sobre: SaúdeBelezaFitnessNutriçãoGravidezFilhos e Psicologia..

Clique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

5 Motivos para um homem fazer ioga

Como tratar as dores lombares com ioga

Posições de ioga: 7 posições importantes

Relato de mãe: Encontrar o equilíbrio? Só se for fazendo Yoga!

Pratique yoga na gravidez e sinta-se renovada

Cuidados para evitar a dor no joelho após exercícios físicos

É possível fazer exercícios mesmo quando se está com dores no joelho

Como praticar o pranayama