Clínica Geral > Especialidades

É bom evitar: dormir de estômago cheio prejudica a digestão

Por Redação Doutíssima 03/06/2014

Quem não gosta de uma jantinha, ainda mais com as estações frias do ano vindo por ai? Porém, saiba que, dependendo do que você se alimenta e qual o horário, isso pode interferir no seu sono e na sua saúde.

Dormir de estômago cheio pode ser um problema. O metabolismo corporal tende a desacelerar no período noturno, momento no qual o corpo ainda depende de energia para realizar atividades importantes, como a respiração e a digestão das refeições finais do dia.

Dormir de estômago cheio atrasa o processo digestivo e prejudica o sono. Foto: Shutterstock

Dormir de estômago cheio atrasa o processo digestivo e prejudica o sono. Foto: Shutterstock

Tendo em vista otimizar o processo digestivo em um momento do dia em que o organismo está mais lento, recomenda-se que o jantar seja realizado com preparações mais leves. Dormir de estômago cheio é prejudicial para o sono, pois a digestão dos alimentos em excesso de gordura ou proteína é mais lenta. Por isso recomenda-se evitar refeições pesadas durante a noite, ou uma dieta indicada por um nutricionista.

Evite dormir de estômago cheio

Antes de comer à noite, pense no que vai comer ou beber antes de dormir. Não coma demais, pois você não deve dormir de estômago cheio. No entanto, também não deve estar vazio, caso contrário, você não será capaz de pegar no sono, porque estará pensando em comida e com fome.

Para evitar dormir de estômago cheio, prefira alimentos como leite, peru, iogurte, sorvete, soja e amendoim, que possuem triptofano. Ele ajuda o corpo a produzir serotonina, a fim de relaxar.

Os médicos recomendam que você coma pelo menos três horas antes de ir para a cama para facilitar a digestão. A digestão não funciona bem se você dormir de estômago cheio, podendo ocasionar dores. Tente evitar tomar água ou outros líquidos uma hora antes de deitar.

Dieta recomendada

Agora que você já sabe que dormir de estômago cheio é ruim, mas que dormir com ele vazio também é, basta atentar para algumas dicas que podem facilitar sua vida. A proposta é facilitar tanto a digestão noturna quanto uma boa noite de sono. Confira:

1. Carboidratos não são prejudiciais durante a noite, mas é importante lembrar que o excesso nunca faz bem. A recomendação é optar por fontes de carboidratos de baixo índice glicêmico, que promovem saciedade e são ricos em fibras;

2. O leite facilita o sono e é rico em componentes com ação para regular o sono. Um copo de leite morno, anteriormente à ida para cama, dá uma sensação confortável e relaxada se você for dormir de estômago cheio;

3. Prefira alimentos ricos em proteína magra, que contribuem para a saciedade à noite, como no caso do queijo branco;

4. Alguns chás são excelentes para a digestão, como de gengibre, limão taiti, camomila e menta. Evite os chás que contém cafeína, como mate, interferindo no sono;

5. Opte por alimentos com menos calorias, com facilitada digestão, de pouca gordura, e com teor baixo de açúcar e sódio. Elimine os doces, chocolate, chá mate, café e chá branco pela noite;

6. O erro maior na alimentação à noite é o consumo exagerado da refeição. Itens de difícil digestão correspondem aos gordurosos, como no caso da salsicha, frituras, salame, creme de leite e manteiga.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso

Os benefícios do óleo de abacate

Como fazer uma máscara de abacate para hidratar profundamente os cabelos

Alimentos cítricos ajudam a melhorar o ânimo

Está abaixo do peso? Aprenda a fazer uma dieta para engordar de maneira saudável

Conheça as melhores dietas para 2014

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite